Um caso de maus tratos chocou a internet no último dia 16, terça-feira, em Nova Gama (GO). Trata-se de uma mulher que foi filmada cometendo um ato horrendo: jogando o seu cachorro dentro de um bueiro. As imagens foram gravadas de um celular e causou revolta nos internautas.
+ Após ser doada pela família, cachorra inteligente anda 32 Km até antiga casa
A explicação da mulher foi de que só fez isso, pois o cãozinho avançou em sua filha de um ano de idade. A Guarda Civil foi acionada por pessoas que presenciaram o caso e, após o ocorrido, Juliana Soares, estudante, 21, foi encaminhada para o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) da cidade. Assista ao vídeo de cachorro postado no YouTube:
Em entrevista à emissora de TV local, Anhanguera, Juliana esclarece: “Ele mordeu a minha filha e foi um instinto materno. Inclusive ela está com marcas que o cachorro fez. Foi por isso, mas eu me arrependo sim. Eu sei que foi desproporcional eu ter feito isso. Foi na hora da raiva, na hora que eu a vi no chão, chorando e eu fui pegar ele e ele estava rosnando para ela, acabei fazendo isso”.
+ Fotógrafa usou todo o seu talento nas fotos de gatos mais fofas
O ato foi enquadrado na lei de crimes ambientais por maus tratos aos animais domésticos, Juliana assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por maus tratos e foi liberada em seguida. A estudante será indiciada e, se condenada, poderá cumprir de três meses a um ano de prisão. No momento, aguarda a audiência.
Segundo a TV Anhanguera, o comandante da Guarda Civil Municipal de Nova Gama, Iran Silva, afirmou que o animal não se machucou. Que eles mesmos o resgataram e que, por sorte, o bueiro não era fundo. O cãozinho foi entregue a um vizinho da tutora que resolveu adotá-lo.
+ Abandono de animais é crime e precisa ser denunciado
As denúncias de violência aos animais podem ser feitas à Polícia por meio do 190. Dentre os atos que são considerados maus tratos no Decreto Lei 24.645/34, 1934 de Getúlio Vargas, abandonar e manter o animal em locais pequenos e anti-higiênicos, como é o caso do vídeo de cachorro jogado no bueiro, estão entre eles. De acordo com a Lei 9605/98, de Crimes Animais, a pena é detenção, de três meses a um ano, e multa.