Você com certeza já percebeu que seu pet, às vezes, age de maneira estranha nos dias de chuva. Isso é normal e instintivo e nós vamos mostrar quais reações esses dias podem causar nos cachorros, bem como a melhor maneira de fazê-los sentir seguros e mais confortáveis.

+ Esses cães e gatos simplesmente resolveram destruir o natal

Os cães, geralmente, estranham acontecimentos diferentes. As chuvas e tempestade são, nada mais, nada menos, que uma alteração em suas rotinas. Sendo assim, fizemos uma lista de coisas que você precisa saber sobre a chuva e como ela afeta seu cãozinho.

Entenda os motivos de seu cachorro temer os dias de chuva
reprodução shutterstock
Entenda os motivos de seu cachorro temer os dias de chuva


1. Não gostar da chuva, não quer dizer que ele não goste de água 

Pode ser que na hora do banho ele adore! Mas que ao andar e começar a chover, ele corra em busca de um lugar coberto para se sentir mais seguro. Isso ocorre justamente por não esperar a chuva, diferente da hora do banho, que é em um local conhecido e possui um ritual familiar. 

Os pingos da chuva, quando em contato com a pele de seu cãozinho, podem causar nervosismo e ansiedade - sendo mais sucetível aos cães que já sofrem desses males.

2. Como fazer o meu cão se sentir melhor?

Bem, se você vive em condições em que ele pode ser exposto a chuva constantemente, não resta alternativas se não treiná-lo para isso. Uma boa opção é caminhar pelas redondezas nos dias de garoa fina, para que ele sinta segurança ao seu lado. Levá-lo no colo, a princípio com um guarda-chuva, e depois colocá-lo no chão.

É possível fazer brincadeiras que envolvam água, com um esburrifador, por exemplo. Levar um guarda chuva que assegure os dois ou uma capa de chuva para que os pingos não entrem em contato direto com sua pele. É preciso entender que  a chuva é quase como um medo, e é preciso perdê-lo aos poucos, com cuidado e paciência.

Entenda os motivos de seu cachorro temer os dias de chuva
reprodução shutterstock
Entenda os motivos de seu cachorro temer os dias de chuva





3. Mas e se meu cachorro age estranho dentro de casa?

Os cãezinhos conseguem identificar dias chuvosos não só pelo céu, mas pelo cheiro e pelo clima. Outro aspecto determinante é sua audição, várias vezes mais aguçada que a nossa. Portanto, se houver algum trovão muito longe, seu cachorro provavelmente vai escutar, fazendo com que uma tempestade que seja barulhenta até para nós, para ele seja apavorante. 

Mesmo que seja uma chuva fraquinha. Imagina um som alto, ritimado e constante em seu ouvido que parece que nunca vai acabar? É esse desespero que os cães sentem.

+ Cadela com lábio leporino é adotada para ajudar crianças na mesma situação

4. Como acalmar o meu cão quando estiver com medo da chuva?

Quando você está com medo, o que te faz sentir melhor? Distrair-se, né! O mesmo acontece com os cachorrinhos, o ideal nesses dias é brincar o máximo possível com eles, assim, eles vão atribuir lembranças felizes à chuva. 

Você também pode colocar uma música que seja calmante e permanecer ao lado de seu cão por todo o tempo. Além disso, caso perceba que seu medo é muito grande, é importante levá-lo a um veterinário ou, dependendo do caso, a um psicólogo de cachorros. Eles saberão exatamente o que fazer para acalmá-lo.

+ Professor ganha cachorro de presente dos alunos após o seu desaparecer

Uma das melhores ferramentas para demonstrar o nosso amor aos pets, é o conhecimento! Só é possível ajudá-lo quando entendemos como seus jeitos, manias e rotina funcionam. Portanto, nos dias de chuva, não os deixe sozinho e demonstre todo o seu amor!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!