É difícil encontrar alguém que não ache que os ursos polares (e na verdade, todas as espécies de urso) são criaturas fofas e adoráveis, mesmo que em verdade todos nós saibamos que eles são predadores implacáveis, que não pensariam nem uma vez antes de nos devorar.
+Perceberam que camaleões seguram coisas - e o resultado é hilário
Enquanto a savana africana pode contar com o majestoso leão para reinar, o Ártico reserva esse importante título aos ursos polares . Esses fortes (e ainda assim adoráveis) ursos dominam a imensidão gelada, estando no topo da cadeia alimentar em seu habitat natural. Confira na matéria a seguir 14 fatos que provavelmente lhe eram desconhecidos até esse momento sobre esses majestosos reis do gelo:
1. Um urso polar já conseguiu nadar sem parar por 9 dias, percorrendo 685 km
Para comparação, é quase a distância entre São Paulo e Minas Gerais. Durante o nado, a ursa polar perdeu 22% de seu peso corporal. Estudos dizem que nados a longa distância vão se tornar cada vez mais comuns nas vidas dos ursos polares, devido ao derretimento do gelo em seu habitat natural.
2. Ursus maritimus
É como o urso polar é chamado em latim, e obviamente quer dizer urso marítimo, pois como você percebeu na curiosidade acima, ele realmente é um nadador e tanto.
3. Traduções
Falando em diferentes línguas, as traduções para o nome "urso polar" são bastante variadas. Algumas bem interessantes são "lorde do Ártico" e "homem velho usando capa de pelos".
4. Fêmeas
Normalmente dão a luz a gêmeos, que irão ficar ao seu lado por mais de dois anos até que eles sejam capazes de sobreviver e caçar por conta própria. As fêmeas não recebem nenhum tipo de ajuda dos solitários machos.
+Mulher paralizada não conseguia usar suas mãos - até adotar coelhos
5. Na balança
Uma fêmea comum costuma a pesar algo em torno dos 258 quilos. Entretanto, quando ela engravida, pode chegar a pesar 500 quilos. Um macho adulto costuma pesar mais ou menos 450 quilos.
6. Tempo de vida
Um urso polar que vive em seu habitat natural costuma a viver entre 15 e 18 anos.
7. Aquecimento global
Afeta os ursos polares de forma muito direta, sendo que eles são considerados uns dos animais que mais sofrem com as mudanças climáticas no planeta. Seu habitat natural está literalmente derretendo por baixo de suas patas.
8. Focas
Constituem a maior parte da dieta de um urso polar, mas não se engane: eles se encontram no topo da cadeia alimentar em seu habitat natural, e comem de tudo (incluindo seres humanos e outros ursos polares).
+Mergulhador tem peixe como melhor amigo e o encontra todos os dias há 30 anos
9. Grandões
Os ursos polares são os maiores predadores terrestres do planeta, além de serem também os maiores membros da família dos ursos.
10. Brancos?
Por baixo de toda a pelagem branca - que é muito boa para camuflagem - os ursos polares têm a pele preta para absorver melhor o calor do sol. A pelagem cresce até a ponta de suas garras, o que os protege contra as superfícies geladas.
11. O mar
É o local em que os ursos polares passam a maior parte de suas vidas, apesar de nascerem em terra. Dois dos habitats do Ártico mais importantes para os ursos polares são o Beaufort e o Mar de Chukchi.
12. Ursos diferentões
Os ursos polares são o único tipo de urso considerado um animal marinho.
13. Medo
É o que ele não sente de você, e isso os torna bastante perigosos para seres humanos. Eles são predadores implacáveis, que de fofinhos só tem a cara.
+Juíza surpreende ao soltar cachorro para tomar decisão em julgamento
14. Inimigos
Os reis do Ártico não possuem inimigos naturais, e por isso, como já foi dito antes, encontram-se no topo da cadeia alimentar de seu habitat natural.