É comum muitas pessoas serem fãs de carteirinha de cachorros e gatos, mas não terem condições para adotá-los. Além disso, até quem adota, várias vezes, opta por cães comprados e de raças, enquanto animais de rua só precisam de um pouco de carinho e atenção. Embora nem sempre seja possível levá-los para casa ou à alguma ONG que possa ajudar, dá para oferecer um ombro amigo de outras maneiras - menos custosas e mais acolhedoras.

+Filhote de Chiahuahua abandonado em aeroporto comove a internet

7 maneiras de ajudar animais de rua
Reprodução
7 maneiras de ajudar animais de rua

Estudos comprovam que a relação animal-humano é muito bem-vinda para saúde de ambos. Mesmo sem dinheiro para comprar uma ração cara aos animais de rua , um simples abraço ou uma cobertinha que seja já ameniza o frio e o desconforto do pet.

De acordo com o IBGE, o Brasil tem a segunda maior população de cães do mundo. Os que já têm uma família e um lar representam 52 milhões, aproximadamente, e são mais 22 milhões de gatos. Não se sabe ao certo quantos vivem nas ruas, mas acredita-se que 70% desses animais sejam semi-domiciliados e 10% são totalmente abandonados.

Quer fazer mais por esses bichinhos e não sabe como? Confira essa lista com alguns passos simples para fazer o bem a vários deles!

1. Tire o pet do meio da rua

Se você perceber que o cachorro ou gato está no meio da via, correndo perigo de vida, tente tirá-lo de lá o mais rápido possível. Muita gente fica desesperada e sai à procura de alguma ajuda, mas pode ser tarde e é comum esses pets serem atropelados.

+12 cachorros pequenos tão fofos que caberiam na sua mão e no seu lar

7 maneiras de ajudar animais de rua
shutterstock/Reprodução
7 maneiras de ajudar animais de rua


2. Leve-o até o veterinário mais próximo

Esses bichinhos estão expostos a inúmeros agentes infecciosos e corpos estranhos. O ideal é que pelo menos sejam vacinados e tomem vermífugos. Várias clínicas veterinárias fazem esse serviço de graça ou oferecem um bom desconto. Se for possível, leve o animal ao médico mais próximo!

3. Procure ONGs 

Há muitas ONGs que fazem trabalhos maravilhosos com os amiguinhos abandonados. Você pode tanto se candidatar para ser um voluntário, como procurar essas instituições para resgatar os animais. Um dos problemas dessa ação é que essas ONGs recebem pedidos de ajuda diariamente e muitas não dão mais conta.

4. Divulgue nas redes sociais e aos amigos

As mídias sociais e a internet têm um poder incrível para o bem. Assim como muitos postam fotos e acontecimentos cotidianos, é possível usar esse meio para divulgar casos de animais de rua e inclusive chamar atenção de instituições e pessoas dispostas a ajudar.

+Animais protagonizam fotos engraçadas pedindo comida a seus donos

7 maneiras de ajudar animais de rua
Reprodução/ Redes Sociais
7 maneiras de ajudar animais de rua


5. Apadrinhe um animalzinho 

Também dá para ser padrinho ou madrinha de um pequeno amiguinho. Isso nada mais é do que apadrinhar um pet enquanto ele não ganha um lar. Inclusive, se você tem condições de manter o animalzinho por um tempo na sua casa, pode ser um tutor temporário, até alguém de fato querê-lo. O difícil é não se apegar ao bichinho enquanto ele vive junto!

6. Dê comida e água

Em algumas cidades e bairros específicos existem bebedouros e comedouros perto dos animais de rua. Assim, quando a pessoa tiver um pouco de ração para oferecer é só colocar lá. Muitos desses pets ficam desnutridos e, além de precisarem de carinho, necessitam do básico para sobreviver.

+Esses cachorros grandes têm o tamanho compatível com a fofura

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!