Os peixes de aquário também estão sujeitos a sofrer com alguns problemas de saúde por causas variadas. Apenas um animal doente pode causar o desequilíbrio de todo o aquário, por isso é muito importante prestar atenção e manter os cuidados em dia. Para evitar as doenças de peixe é preciso garantir o bom funcionamento de todo o sistema do aquário (iluminação, filtro) e ter alguns cuidados específicos.
A realocação do peixe na hora da troca parcial da água do aquário é um desses cuidados. Colocar o animal em um recipiente limpo e sem resíduos de sabão ou qualquer outro produto de limpeza é de extrema importância para evitar as doenças de peixe . Outro cuidado é evitar o stress, considerado a principal causa dos problemas de saúde dos peixes por enfraquecer o sistema imunológico do animal. Saiba quais são elas e conheça outras formas de prevenção.
Barbatana apodrecendo
Se as barbatanas do peixe estiverem brancas e forem desaparecendo, é sinal de que elas estão apodrecendo. O primeiro passo do tratamento é trocar a água do aquário. O segundo é garantir que o peixinho doente estará longe de outros que gostam de morder barbatana. Colocar uma colher de chá de sal em cerca de 25% da água é uma medida que pode ajudar na cicatrização da ferida. Geralmente o resultado é observado em dois dias.
Irregularidade na bexiga natatória
Esse é um caso comum entre peixes de água doce
de cor avermelhada. Para verificar a irregularidade basta prestar atenção no nado do animal, se ele estiver de barriga para cima ou de lado, há algo errado. O problema é causado principalmente pela ração que, se ingerida rapidamente, acaba inchando o intestino do animal, o impedindo de fazer a digestão completa.
Como no caso de apodrecimento de barbatanas, a primeira fase do tratamento é a troca de água e a mistura do sal. Antibióticos no alimento também podem ser utilizados.
Pontos brancos pelo corpo
Se o peixe apresenta manchas brancas, ele está com um protozoário parasita. Se esse protozoário chegar na fase adulta, é possível vê-lo nadando pelo aquário. O tratamento mais indicado é o feito por medicamentos a base de formol. Outra solução pode ser colocar o peixe infectado em outro recipiente com água morna/quente, os parasitas ficarão na água.
Para evitar qualquer tipo de doenças de peixe é importante manter o aquário sempre limpo. Trocar metade da água uma vez por mês não é algo muito trabalhoso e pode ser o necessário.