Os cuidados com um aquário de água doce não serão muitos se tudo for feito da maneira correta desde o início

Assim como prática da domesticação de cachorros e gatos , a criação peixes em espaços delimitados foi iniciada há milênios, pelos Sumérios, por volta de 3.000 a.C. Esse povo vivia às margens do rio Tigre e Eufrates e criavam açudes para facilitar a alimentação. Com essa prática eles descobriram a função terapêutica da observação dos peixes. O aquário como conhecemos hoje em dia surgiu alguns séculos depois. 

Porém, a função dessa criação de peixes em espaços delimitados foi modificada. Hoje em dia o aquário é utilizado, na maioria das vezes, para enfeites de ambientes como salas de casas e estabelecimentos comerciais. A opção é escolhida não só pela beleza, mas pelo fato de não dar muito trabalho. Isso porque se a estrutura for montada da forma correta, a necessidade de manutenção será mais fácil. 

peixes no aquário
Reprodução
peixes no aquário




Filtro para o aquário

O filtro externo é a peça mais importante para a manutenção do aquário, já que ela é responsável por bombear a água, oxigená-la e manter bactérias capazes de eliminar impurezas. Dessa forma o filtro fica responsável pela limpeza do aquário e a  manutenção da saúde dos peixes de água doce. 

Decoração do aquário

A decoração do aquário serve para criar um ambiente parecido com o natural, ou seja, com o fundo de um rio. Pedras, areia, esconderijos e plantas artificiais são vendidas para essa ambientação. Na hora da compra é preciso ter atenção na qualidade dos objetos para não prejudicar os animais. Evitar objetos pontiagudos, de ferro que possam enferrujar ou de plástico são cuidados importantes. 

Aquário
Reprodução
Aquário


Os peixes do aquário

A quantidade de peixes deve ser compatível com o tamanho do aquário. Não adianta economizar no aquário, no filtro externo ou na decoração para comprar a maior quantidade de peixes de água doce  possíveis. Pense numa rua pequena com o número de carros muito maior do que é capaz de comportar, os veículos não conseguem circular normalmente e isso pode acarretar em brigas e acidentes, por exemplo. Com os peixes é a mesma coisa, caso não haja espaço suficiente eles podem se estressar e atacar uns aos outros. 

Por isso, para não ter dor de cabeça é preciso levar em conta o tamanho dos peixes, do aquário e o espaço disponível para ele. O preço médio de aquários para peixes ornamentais vai de R$ 19,90 até R$ 300,00.

Lavagem do aquário

Há uma prática antiga adotada por muitas pessoas de retirar tudo do aquário e lavá-lo com sabão. Isso não precisa mais ser feito porque a qualidade das rações e dos filtros melhoraram muito. Hoje em dia o mais correto é retirar metade da água e repor a mesma quantidade com água limpa. Se nessa trocar perceber que o líquido está um pouco turvo, algo pode estar errado com o filtro. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.