Se o seu cachorro começou a ficar com os olhos mais claros de repente, fique atento, pois ele pode estar com catarata. Infelizmente essa doença atinge tanto oshumanos, quanto os animais. Mas não fique preocupado, porque há cura para o cachorro com catarata.

Leia mais:  Aprenda a limpar e cuidar da remela nos olhos do cachorro

Saiba como tratar o seu cachorro com catarata.
shutterstock/Reprodução
Saiba como tratar o seu cachorro com catarata.


O que é catarata?

Essa doença deixa a lente do olho “esbranquiçada” e bloqueia a passagem da luz, o resultado isso é um prejuízo para a visão. O cachorro com catarata  passa a ter muita dificuldade de enxergar. Este problema pode acontecer nos dois olhos ou apenas em um. 

Se você tem cachorros das raças Yorkshire Terrier, Cocker Spaniel, Schnauzer e Golden Retriever, esteja alerta, eles são os mais propensos à doença.

Como o meu cachorro pega essa doença?

Você tem que saber que mesmo sendo mais comum em cães idosos, os animais podem nascer com este problema. Então não é algo contagioso, mas sim que vem com o tempo ou na genética do bichinho.

O tratamento para esas doença é feito apenas com cirurgia.
shutterstock/Reprodução
O tratamento para esas doença é feito apenas com cirurgia.


Qual o tratamento?

Para a sua alegria, existe tratamento para cães com catarata. Você pode marcar uma cirurgia para o cachorro e após 3 semanas ele vai começar a dar sinais de melhora. Mas o lado negativo disso é que não possui 100% de sucesso, pois complicações podem acontecer ao longo da operação, fazendo  o pet perder a visão.

Veja também:  A conjuntivite canina pode levar à cegueira e é importante tratá-la

Tem como prevenir essa doença?

Existem apenas dois tipos de cataratas que podem ser prevenídas: causa genética, que você pode evitar acasalar o seu cachorro com algum outro que tenha a doença - ou alguma das raças que foram citadas aqui. No caso da catarata diabética, o jeito de prevenir é fazer sempre um belo controlede glicemia. 

Cachorro triste por estar com catarata.
shutterstock/Reprodução
Cachorro triste por estar com catarata.













Leia mais:  Será que seu cão pode ter atrofia progressiva da retina?

É muito importante você levar o cachorro com catarata para o veterinário assim que você desconfiar da doença. Não passe nenhum medicamento por conta própria, porque você pode piorar a situação do seu bichinho.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!