10 benefícios da convivência entre crianças e animais de estimação

Companheirismo constante

A infância nem sempre é fácil, ter um pet proporciona companhia constante nos altos e baixos. Os animais podem ser uma grande fonte de conforto para as crianças. Sempre que as crianças se sentem tristes, com raiva ou com medo, elas sempre podem recorrer ao seu animal de estimação.

reprodução shutterstock

Senso de responsabilidade e aprendizado

Um animal é uma ótima forma de ensinar uma criança a ter responsabilidade. Cuidar da alimentação e até ajudar na educação do animal, por exemplo. Os cuidados e a convivência com um pet também ajudam a desenvolver empatia, compaixão e até a desenvolver uma autoestima mais elevada.

reprodução shutterstock

Uma vida mais ativa

Cuidar de um animal de estimação é um incentivo para que as crianças tenham uma vida mais ativa. Os cães, por exemplo, exigem caminhadas diárias e muito tempo para brincar.

Melhor saúde

Já é comprovado por estudos que crianças que crescem próximas de animais de estimação adoecem com menor frequência já no primeiro ano de vida. A exposição a pelos e aos microrganismos que os animais carregam para dentro de casa é sugerida para melhorar o desenvolvimento do sistema imunológico dos bebês.

Reprodução/Patas Para Você

Proteção e cuidado

É comum vermos pelas redes sociais vídeos fofos de crianças sendo salvas por animais em diversas situações. Os cães, por exemplo, têm um enorme senso de proteção com os bebês. Eles cuidarão dos pequenos humanos como se fossem seus guardiães.

Petra Solajova/Pixabay

Amor incondicional

As crianças costumam ser o centro das atenções e, dessa forma, aprendem que o mundo gira em torno delas. É por isso que é importante expô-las a conceitos como amor incondicional ou lealdade. E os animais de estimação são os melhores para ensinar isso.

Desenvolvem a fala

Eles podem até não responder com palavras, mas os pets oferecem inúmeras oportunidades para as crianças praticarem a fala. Seja chamando o pet pelo nome, dando algum comando, ou apenas “jogando conversa fora” com um amigo. Existem casos de crianças no espectro autista em que a companhia de animais ajuda a mantê-las relaxadas e entretidas, por exemplo.

Mais tempo ao ar livre

Seja passeando pelas ruas do bairro, idas ao parque ou mesmo no quintal de casa, um companheiro animal oferece muitos motivos para manter uma criança afastada das telas da TV e de smartphones.

Maior ligação com irmãos

Os cuidados com um animal de estimação também podem estimular o trabalho em equipe entre irmãos. Passear e alimentá-los pode se tornar responsabilidades compartilhadas. Além disso, a hora das brincadeiras será compartilhada entre todos – ressaltando que, dependendo do porte do animal, é necessário a supervisão de um adulto.

Criança ser apenas criança

Um dos maiores benefícios dos pets na primeira infância é que eles fazem as crianças felizes. Foi comprovado cientificamente que a interação com animais aumenta os níveis de serotonina (conhecida como o hormônio da felicidade) e dopamina, que estimula as emoções, aprendizado, humor e atenção.

O Canal do Pet no Telegram!

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular!