Por que os cães fazem xixi na roda dos carros?

Todo tutor de cachorro já teve o passeio com o pet interrompido ao menos uma vez porque o cãozinho decidiu parar para fazer xixi na roda de um carro parado na rua ou mesmo na garagem de casa.

Enferruja tudo

Esse é um comportamento bastante incômodo, já que as rodas podem enferrujar após vários banhos de urina. Mas por que os cães têm essa mania?

O banheiro com aromas intrigantes

Os pneus passam por vários lugares com os mais variados cheiros, que ficam impregnados na borracha. Para o olfato super apurado dos cães, os pneus se tornam um grande espetáculo de cheiros.

bruno_toz/flickr

Mandando uma mensagem

Para os cães a urina também funciona como uma forma de comunicação. Ao sentirem tantos cheiros diferentes, urinar em uma roda de carro se torna quase irresistível. Assim eles também deixam informações.

Dá para acabar com este comportamento?

A melhor forma para impedir que o cachorro faça isso é não deixar que ele fique perto do carro. Assim, se evita a tentação de cheirar e deixar a própria marca no pneu. Porém, para muitos tutores, não há como impedir essa “convivência”.

Nem tudo está perdido

Algumas providências podem ser tomadas e ajudam a solucionar o problema. Deixar algumas garrafas plásticas posicionadas na frente das rodas pode deixar os pneus menos atrativos para os cães. Pode-se ainda colocar um pedaço de madeira como proteção para inibir esse comportamento.

shutterstock

Uma boa educação e um local seguro

Treinar o cão para fazer as necessidades em local determinado também é uma boa alternativa. Delimitar a área com um tapete higiênico facilita bastante o processo. É importante que o ambiente seja confortável para que o pet use como banheiro.

Escolha o melhor ambiente

O “banheiro” do pet deve ficar em um local protegido de sol e chuva e afastado das fontes de alimento. Incentive o cão a usar o local oferecendo recompensas e o levando para lá sempre após as refeições, pelas manhãs e após as brincadeiras. Confira algumas dicas no link abaixo!

Produtos específicos

Existem produtos próprios para eliminar odores de urina que são facilmente encontrados em pet shops. Eles podem ser aplicados nos pneus para que não fiquem com um cheiro tão atrativo para os cachorros.

O Canal do Pet está no Telegram!

Acompanhe todas as novidades e relembre curiosidades interessantes do mundo dos pets diretamente no seu celular!