Por que os cães lambem os focinhos uns dos outros

Os cães têm certos hábitos que, para nós, podem parecer estranhos. Um desses costumes é lamber o próprio focinho e, às vezes, até o de outros cães. Mas nada que os animais fazem é sem motivo.

Lambendo o próprio nariz

Um dos principais motivos para isso é felicidade, geralmente quando estão animados com alguma situação específica, como uma brincadeira, a chegada do tutor ou a hora da comida. Outra justificativa vem da respiração dos animais, pode acontecer mais ou menos, de acordo com a temperatura do ambiente.

Olga Andreyanova/Unsplash

Coleta de informações

Essas lambidas também podem ajudar o cão a coletar informações. Como se sabe, os cães percebem boa parte do mundo ao redor por meio do olfato, eles podem lamber o nariz para limpar odores que estão impregnados nas narinas e assim facilitando a captura de novos.

Roberto Nickson/Unsplash

Lambendo o focinho alheio

Essa é uma questão de comunicação, quase como quando duas pessoas se cumprimentam com um beijo na bochecha, cães mais tímidos podem lamber o focinho de cães mais dominantes para demonstrar que são amigáveis.

Josh Rocklage/Unsplash

De filho para mãe

Filhotes que estão em processo de desmame também podem lamber o focinho das mães, de forma excessiva, caso sintam a necessidade de algum nutriente, pedindo para que a cadela regurgite um alimento semidigerido para eles. Nesse caso é mais um ato instintivo do que social.

Madalyn Cox/Unsplash

Quando esse ato merece atenção

Caso perceba que o pet está lambendo o próprio nariz de forma excessiva, isso passa a ser um sinal de alerta, indicando problemas físicos ou psicológicos. Entre os possíveis problemas estão: Transtorno compulsivo, dor de dente, náuseas, desconforto gastrointestinal, convulsões e disfunção cognitiva canina e até doenças graves como a cinomose.

Roberto Nickson/Unsplash

Quando esse ato merece atenção

Cães que já se conhecem podem reproduzir esse comportamento como um simples gesto de carinho, mas se um cão lambe excessivamente o focinho de outro pode ser também sinal problema, como um tumor, sangramento, corte ou outra necessidade médica que necessita de atenção.

Shane Guymon/Unsplash

Por que os cães costumam lamber os tutores?

É mais do que um simples gesto de carinho.

James Barker/Unsplash

O Canal do Pet está no Telegram!

Erick E/Unsplash