Na hora de adotar um animal, a preferência quase que unânime é por um filhote. Muitos acreditam que é mais fácil de cuidar e se adaptam rapidamente a nova família, além de apreciarem ver o pet crescer. Enquanto isso, o cão adulto e idoso fica esqucido e acaba por não conseguir um lar, dependo de abrigos. 

Leia também:  Cão  idoso: 10 sinais de que a velhice chegou para seu pet

Na verdade, o que muitas pessoas não conhecem são as diversas vantagens que adotar um cão adulto ou idoso traz. Douglas Gouvea e Michelle Araújo, proprietários da Doug Walker e adestradores que atendem pelo GetNinjas, plataforma de contratação de serviços no Brasil, contam quais são esses benefícios. 

Um cão adulto da menos trabalho e se adapta rapidamente ao novo lar
reprodução shutterstock
Um cão adulto da menos trabalho e se adapta rapidamente ao novo lar

Facilidade em cuidar

Segundo os especialistas, cães adultos se adaptam mais rápido e precisam de menos cuidados do que um filhote. Quando mais novo, o animal acabou de se separar da mãe e passar pelo desmame, por isso passam vários dias ainda chorando. O dono precisará de muita paciência para lidar com a situação.

Além disso, como estão na fase de aprendizagem, será necessário tempo para adestrar e ensinar boas maneiras. Parte do seu dia também deverá ser reservado para brincar e gastar a energia do filhote. Enquanto isso, o cão adulto já está acostumado a passar um tempo sozinho e sabe como se portar. 

Leia também: Confira cuidados necessários ao seu cão idoso!

Temperamento formado

Como o temperamento do adulto já esta definido, fica mais fácil saber qual se encaixa em seu estilo de vida. Douglas e Michelle recomendam conversar com os funcionários do abrigo e informar sobre seus horários, condições, espaço e tempo disponível. Dessa forma, conseguirão te ajudar a encontrar o cão ideal.

Cão de guarda

Se você estiver em busca de um cão de guarda, é muito melhor quando já adulto. "Ele já guardará sua casa nas primeiras semanas que estiver morando nela. Já um filhote você terá que esperar uns 8 a 10 meses para crescer", explica Douglas.

Adotar um cão adulto pode ser vantajoso
Reprodução Pinterest
Adotar um cão adulto pode ser vantajoso


Tamanho definido

Quantos donos não adotaram um filhote e depois se surpreenderam com o tamanho que ficou? Isso é muito comum acontecer, principalmente em casos de vira-lata, pois fica mais difícil estimar o porte que o cachorrinho terá quando crescer. Essa preocupação desaparece quando o animal já está formado e adulto. Além disso, ajuda o dono a avaliar suas condições e se tem espaço disponível.

Rápida adaptação

Diferente dos filhotes, um cão adulto consegue ficar sozinho durante horas e não sofrer com a separação. "Os filhotes precisam de cuidado intensivo nos primeiros meses já os adultos logo se adaptam e esperam o novo dono com o rabinho abanando", diz Michelle. "A adoção de um cão adulto é uma ótima escolha e a adaptação é super rápida."

Leia também: As doenças que mais atingem os cães idosos

Além de todas essas vantagens, não tem nada mais satisfatório do que ver o brilho no olhar do bichinho ao ganhar um dono. "O cão adulto é muito companheiro e ficará muito grato quando ganhar um novo lar", diz Douglas. "Ele vai agradecer por toda a vida."

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!