Os olhos dos animais vêm em uma variedade de lindas e vibrantes cores - azul, verde, marrom, violeta, amarelo e, ocasionalmente, uma combinação de duas dessas cores ou mais.  

A post shared by Miette Rex (@mietterex) on


+14 cachorros baratos para quem quer ter um de raça e está sem dinheiro

Ter olhos com duas cores diferentes, uma característica única para celebridades como David Bowie e Kate Bosworth, pode ser algo bem mais comum quando estamos tratando de animais de estimação, principalmente cães e gatos. 

A post shared by David Bowie (@davidbowie) on


Essa condição, conhecida como heterocromia ocular, tem inspirado alguns mitos e lendas. Um mito chega a dizer que cachorros com essa característica especial possuem o poder de ver o céu com um olho e a terra com o outro.

Então qual é a verdadeira razão para que cães e gatos tenham olhos de cores diferentes? A causa disso pode não ser assim tão mística quanto parece a primeira vista.

O que é a heterocromia exatamente?  


A heterocromia é uma variação genética, e tem ligação com o funcionamento da pigmentação da íris, fator que determina a cor dos olhos. Basicamente, Muita melanina resulta em um olho de cor marrom e pouca melanina gera a cor azul.

A heterocromia pode ainda acontecer de três formas diferentes: a heterocromia completa é quando cada olha possui uma cor diferente, a heterocromia central é quando os olhos apresentam várias cores e a heterocromia setorial é quando uma cor diferente da que predomina aparece como uma mancha na íris do olho. As três condições são análogas e não devem apresentar nenhum outro tipo de complicação na vida da pessoa ou do animal que possuir dois olhos de cores diferentes.

+Esses cães idosos podem passar o resto de sua vida em uma fazenda

A genética no comando


Você pode culpar a boa e velha genética por essa variação na pigmentação dos olhos, segundo a veterinária oftalmologista Laura Proietto.

"Assim como muitos outros detalhes de nossos corpos que nos tornam quem nós somos, o DNA é o culpado. A cor dos olhos é determinada por genes múltiplos que programam quanto pigmento está presente em nossa íris," disse Proietto. "Um olho azul possui menos pigmento do que um olho castanho e essa diferença ocorre durante o desenvolvimento no útero."

Essa diferenciação na melanina, o pigmento que dá a nossa pele, cabelo e olhos sua cor distinta, é evidente logo que um filhote de gato ou cachorro olha o mundo pela primeira vez.

A característica é mais comum em certas raças


Quanto maior for a variação de cores da pelagem, haverá mais probabilidade do cachorro ter olhos azuis ou olhos com cores diferentes, nota Proietto. A diferença de cores entre os diferentes olhos e a diferença de cores em um mesmo olho são mais comuns em raças que carregam o gene merle, que produz pelagens com uma boa variação de pigmentação.

Enquanto a característica é rara em raças como Labrador e Poodle, explica Proietto, possuir olhos de diferentes cores é bastante comum entre Australian Cattle Dogs e cães pastores, Boxers, Collies, Danes, Daschunds, Dálmatas, Old English Sheepdogs, Huskies Siberianos e Weimaraners, então vale apostar em um cachorro de alguma dessas raças se você quiser ganhar um melhor amigo peludo e com olhos de cores diferentes,

A post shared by Huskies (@syberianhuskies) on


Em gatos a raça pode influenciar a incidência dessa característica da mesma forma que acontece com os cachorros, e a heterocromia pode ser encontrada em raças como os Siameses, Persas, Abssínios e Birmaneses. A anomalia genética pode ser achada com frequência em gatos brancos, onde o gene branco cria uma perda de pigmentação, deixando um olho azul e o outro verde, amarelo ou castanho. Um felino com essa coloração é comumente chamado de um "gato com olhos estranhos", por conta dessa diferente coloração comumente encontrada em seus olhos.

+Estudante encara furacão Harvey para salvar animais em abrigo

A condição pode deixar os animais mais sensíveis a luz

A post shared by Anna (@her_meowesty) on


Não existem riscos de saúde específicos associados a heterocromia, mas pode ser melhor que você mantenha o seu pet com essa condição longe de luzes muito fortes, principalmente se essa luz vier diretamente do sol. "Heterocromia pode deixar os cães e os gatos mais sensíveis a luz do sol principalmente," disse a veterinária oftalmologista Proietto. "Sem a proteção do pigmento para ajudar a bloquear a luz clara, até a pupila está em risco, pois dessa maneira mais luz alcança a retina no fundo do olho, o que pode ser doloroso como quando nós vemos um flash ou olhamos para o sol acidentalmente."

De resto eles são tão saudáveis quanto qualquer outro animal de estimação

A post shared by Monty (@monty_border_collie) on


Quando ocorre de forma natural, um cachorro ou um gato que nasce com essa cor de olhos única é normalmente super saudável - de qualquer forma, eles nunca devem ser cruzados dessa forma de propósito, pois os animais podem nascer surdos ou cegos. A condição não deveria afetar a visão de um cachorro ou de um gato a não ser que ele possua outras anomalias genéticas na estrutura de seus olhos ás vezes associada com heterocromia, como a coloboma, explica Proietto, que em raros casos causa cegueira.

A post shared by Bella 🐱 (@mrsbdrew) on


É claro que, para donos de animais de estimação preocupados, é melhor prevenir do que remediar. "Se o seu animal de estimação possui uma pelagem mesclada é importante que os seus olhos sejam checados e avaliados para o caso deles possuírem outras anomalias de desenvolvimento que não são vistas com tanta facilidade quanto a cor de seus olhos," recomenda Proietto. "Essa é normalmente a única manifestação de variação de cor, mas pode indicar que uma examinação mais minuciosa seria de seu melhor interesse."

A única outra vez que os donos de animais de estimação deveriam estar realmente preocupados sobre a cor dos olhos? "Se a cor dos olhos do seu animal de estimação mudar. Isso nunca é considerado normal e é uma indicação que alguma coisa está errada."

+Urso aparece de surpresa em festa nos EUA e come o resto do bolo


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!