Essa é uma curiosidade muito comum entre os tutores, principalmente em relação aos cães. Mas e como a idade de gato é contada? Muitas teorias afirmam que sete anos da vida humana corresponde à um deles, porém já foi contradito por vários estudos.

+Quer saber quantos anos seu cão tem? Aprenda a calcular a idade canina

Como calcular e comparar a idade de gato em relação à humana?
Reprodução/ Shutterstock
Como calcular e comparar a idade de gato em relação à humana?

É mais complicado ainda fazer essa conta quando não se sabe o momento em que o pet nasceu. Por exemplo, quando adota-se um gatinho de rua ou que está perdido. Mas, há maneiras de identificar essa idade de gato mesmo sem a data exata.

Como saber a idade do pet?

Uma técnica que ajuda a identificar há quanto tempo o felino existe: avaliar os dentes. Sabe-se que um filhote tem 26 dentes temporários, sendo 14 dentes superiores e 12 na parte de baixo. Por volta dos 2 meses ele já tem essa quantidade na boca. E só terá os dentes permanentes a partir dos 6 meses. 

Porém, atenção, os primeiros dentes só aparecem com duas semanas de vida e somente ao final da sexta semana ele já tem até os pré-molares completos. 

+Você tem um gato obeso? Saiba como lidar com esse problema

Normalmente até um ano de idade a dentição ainda é branca e mais saudável, mas a partir dos três o gato começa a ter tártaro e desgaste. No entanto, tudo depende da escovação que o felino costuma receber e dos cuidados da pessoa que costumava cuidar do animal.

Além disso, a pelagem também é um indicador. Quando jovem o pelo do gato é mais macio e bonito, aos poucos pode adquirir algumas manchas e mudar a espessura. Felinos mais idosos também têm o miado mais rouco e os olhos passam a apresentar certa nebulosidade. 

Mas o ideal é levar o felino ao veterinário para avaliar a idade dele.

+Confira cuidados necessários ao seu gato idoso


Quantos anos meu gato teria se fosse humano?

Primeiro é importante entender o raciocínio de como o organismo do gato funciona. Ele só amadurece aos dois anos de idade, aproximadamente -  quando os ossos param de crescer e ele finalmente é um adulto completo. Nos humanos esse processo só termina aos 24 anos, então tem-se uma ideia da relação entre as duas idades.

O ideal para calcular é pensar nas fases da vida, em vez de considerar os anos em si. Foi isso que o veterinário criador dessa teoria considerou: 

  • Filhote - 0 a 6 meses - de 1 a 10 anos da idade humana
  • Júnior - 7 meses a 2 anos - 12 a 24 anos da idade humana
  • Desenvolvido - 3 a 6 anos - 28 a 40 anos da idade humana
  • Adulto - 7 a 10 anos - 44 a 56 anos da idade humana
  • Sênior - 11 a 14 anos - 60 a 72 anos da idade humana
  • Idoso - de 15 anos ou mais - 76 até 116 anos da idade humana

Agora você finalmente sabe comparar a idade de gato à humana!

+Você já ouviu falar em protetor solar para gatos?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!