Ao observar um leão ou um tigre você pode se perguntar como um felino gigante chegou a se transformar em seu fofinho gato de estimação, e a resposta para essa pergunta não é muito simples mas, basicamente, os gatos que conhecemos hoje são reflexo do processo de anos de seleção natural, não necessariamente diretamente relacionada com leões, leopardos, tigres e outros felinos semelhantes.

+Fotos de gatos tão dramáticos que merecem ganhar um Oscar!

A origem dos gatos que hoje são nossos animais de estimação começa antes da domesticação, quando o ancestral comum do gato que temos hoje passou a habitar a terra após anos de evolução e seleção natural. Faz mais ou menos 100 mil anos que isso aconteceu, a partir do cruzamento de até cinco espécies diferentes de felinos para chegar ao ancestral comum.

Muito curioso: descubra mais sobre a origem dos felinos!
Reprodução
Muito curioso: descubra mais sobre a origem dos felinos!



Estimasse que a domesticação teve inicio há 10 mil anos, através de agricultores que usaram os instintos básicos dos felinos para proteger suas plantações de cereais, pois elas atraiam muitos roedores. O felino que se acostumasse com essa situação se tornava mais dócil e acessível ao contato humano, o que é o principio básico de domesticação e da origem dos gatos atuais.

+É isso que acontece quando deixamos crianças sozinhas com animais

Além disso, em algumas culturas o animal era adorado como um deus ou entidade espiritual e um símbolo de boa sorte, sendo que um dos países no qual os gatos eram mais adorados pela população é o Egito.

A partir disso foi gerada um grande número de raças de gatos, que cruzavam com outros felinos já domesticados e até mesmo com outras espécies selvagens de pequeno porte. Foi assim que o gato doméstico foi proliferado pelo mundo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!