Dia do Veterinário: quando você deve levar o seu pet para uma visita

Em setembro o Brasil celebra o Dia do Médico-Veterinário. Com cerca de 155 mil profissionais, em mais de 90 áreas de atuação. O país líder da área em todo o mundo, de acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Para o bem do seu pet

Cuidar da saúde dos animais é também uma forma de cuidar da própria saúde, e a melhor forma de fazer isso é com visitas regulares ao veterinário. Com isso, além de ajudar na prevenção de uma série de doenças, garante uma melhor qualidade de vida aos pets.

Reprodução/freepik

Não espere o pior aparecer

Não é preciso esperar que o pet apresente algum sinal de que não está se sentindo bem – em alguns casos, como nos gatos, os primeiros sintomas podem surgir já com a doença bem avançada. Por isso, visitas regulares para exames de rotina devem acontecer.

Tima Miroshnichenko/Pexels

Quando levar o seu pet ao veterinário?

De acordo com a médica veterinária Mayra Susenko, o ideal é que o tutor leve o pet ao veterinário ao menos duas vezes ao ano. Mas essa frequência pode variar conforme a idade do animal.

Reprodução/freepik

A frequência indicada para cada fase da vida

A frequência de visitas para pets idosos tende a ser maior, dependendo da indicação do profissional. Já para filhotes, as consultas devem ser mensais (incluindo retornos) até que o pet complete seis meses de idade, para completar o esquema vacinal e acompanhar o desenvolvimento do pet.

Redação EdiCase

Visitas anuais

A partir dos sete meses, até que o pet complete sete anos de vida, as consultas devem ser anuais. Neste período, são realizados os reforços vacinais, avaliação clínica geral e exames de check-up que o médico-veterinário julgar necessário.

Reprodução/Instagram

Consultas semestrais

Após os sete anos de vida, as consultas devem ser a cada seis meses para que sejam realizados exames, vacinas e avaliação clínica geral. “A partir desta idade é importante verificar com maior frequência a saúde cardíaca e renal dos pets”, pontua Mayra ao Canal do Pet.

Tima Miroshnichenko/Pexels

Não é preciso esperar

A veterinária alerta que a frequência indicada se refere a animais saudáveis em consultas de rotina. É importante que o tutor leve o pet ao veterinário caso perceba qualquer alteração física ou comportamental, independentemente da idade do animal.

reprodução shutterstock

Diferentes especialidades

Um clínico geral irá iniciar o atendimento e, a partir daí, poderá indicar uma especialidade específica para o atendimento, caso seja necessário. Conheça algumas das principais especializações da medicina-veterinária na reportagem abaixo:

Edjane Madza

No Canal do Pet você encontra várias dicas e curiosidades para você ficar por dentro do universo dos pets

É só clicar no link abaixo:

Veja mais Top Stories