Mitos e verdades sobre doenças cardíacas em cães

A médica veterinária Bruna Tadini responde as principais dúvidas para garantir o melhor cuidado ao pet

As doenças cardíacas precisam de atenção

As cardiopatias são muito comuns e atingem ao menos um a cada dez cães, sendo que 35% desses são animais já idosos. É recomendável que os tutores levem seus pets, de qualquer idade, ao médico veterinário para check-ups ao menos uma vez ao ano.

Carmella W/Flickr

Só acometem cães idosos

Mito! O risco de desenvolver doenças começa a aumentar aos 5 anos de idade e a incidência se torna maior conforme envelhecem. Contudo, não é exclusividade dos idosos e podem acometer cães de qualquer idade. Por isso é necessário prestar atenção na saúde do seu bichinho em todas as fases da vida.

Petra Bouchalova/Unsplash

São difíceis de identificar

Verdade. Muitas vezes, a chegada e o avanço da doença que afeta os cães acontecem de forma silenciosa e sem nenhum quadro evidente. Por isso, é essencial levar os cães ao médico veterinário para realizar check-ups regularmente.

Daria Turchak/Unsplash

São mais frequentes em raças pequenas.

Mito. São doenças comuns em raças pequenas, mas também atingem raças maiores. Algumas das raças mais propensas a sofrer do coração são: Beagle, Chihuahua, Poodle, Schnauzer miniatura, Spitz alemão, Shih Tzu, Dachshund, Yorkshire Terrier e Cavalier King Charles Spaniel, Terra-Nova, Dobermann, Golden Retriever, Dogue Alemão e Pastor Alemão.

Luke MacGillivray/Unsplash

Boa alimentação e exercícios ajudam

Verdade. Existem estágios de cardiopatias que, detectadas a tempo, podem ser tratadas apenas com mudanças nas atividades e alimentação do cão. Isso ajuda muito no tratamento e melhoria na saúde do pet.

Nataliya Vaitkevich/Pexels

Nem sempre é possível interromper a progressão

Verdade. Infelizmente há problemas no coração que, caso descobertos no estágio mais avançado, tem como única solução o tratamento clínico para que o animal se sinta o mais confortável possível com a doença e tenha melhor qualidade de vida. Por isso, o ideal fazer check-ups regulares no médico veterinário para detectar as doenças e tratá-las o mais cedo possível.

Ryan Walton/Unsplash

Nenhuma raça está livre de ter problemas cardíacos

Verdade. Apesar de algumas raças serem mais propensas a sofrer de cardiopatias, é sempre bom lembrar que nenhuma raça de cachorro está livre de ser acometida pelo problema cardíaco. É preciso estar sempre de olho no comportamento do animal

Reprodução/Pixabay

Você sabe o que é o sopro no coração?

Além de seres humanos, essa doença pode acometer os cães e causar problemas graves para a saúde. Saiba o que é e quais são os cuidados no link abaixo.

Brian Stalter/Unsplash

Entenda mais sobre o infarto canino

O infarto também é outra possibilidade que pode ocorrer nos pets. Saiba a quais sinais se deve ter atenção.

Shuttersock

Conheça outras doenças cardiovasculares que podem afetar cães e gatos.

Madalyn Cox/Unsplash

O Canal do Pet está no Telegram!

Divulgação