Doenças cardiovasculares que podem atingir seu pet

A campanha "setembro vermelho" visa conscientizar as pessoas sobre as doenças cardiovasculares. O que nem todo mundo sabe é que os pets também podem sofrer com esse problema e apresentar patologias perigosas que precisam ser identificadas o mais cedo possível.

Entenda as principais doenças

Veja quais são as principais doenças que podem acometer cães e gatos e como você pode perceber que o seu pet está sofrendo com alguma delas.

Shuttersock

Cardiomiopatia dilatada

Essa doença cardíaca leva ao aumento do tamanho do coração do animal. Ela acontece quando o músculo cardíaco está fino e enfraquecido, o que pode prejudicar a contração. Ou seja: o sangue que volta de outras partes do corpo não é bombeado de forma rápida o suficiente. Ela pode acometer cães e gatos.

reprodução shutterstock

Cardiomiopatia hipertrófica

Doença que leva ao aumento do volume das câmaras do coração. Ao aumentar de tamanho, este órgão passa a receber menos sangue, pois não há a passagem suficiente desse fluido do ventrículo ao átrio. Pode ocorrer em cães e gatos.

reprodução shutterstock

Estenose aórtica

Outra enfermidade que pode atingir a cães e gatos, esta doença é caracterizada por uma obstrução parcial do fluxo de saída do sangue do ventrículo esquerdo.

reprodução shutterstock

Insuficiência cardíaca congestiva

Atinge mais frequentemente os cães. Assemelhando-se às outras, ocorre quando o coração já não é mais capaz de fornecer a quantidade necessária de sangue ao organismo, ou seja, quando perde sua capacidade de bombear o sangue.

reprodução shutterstock

Como notar essas doenças no meu pet?

Normalmente eles apresentam cansaço fácil, mucosas excretadas mais arroxeadas, falta de ar, tosse, bastante relutância a exercícios, perda de peso, falta de apetite e desmaios. Os tutores devem se atentar a alguns comportamentos e algo que notarem de diferente no físico deles. Os sintomas das doenças cardiovasculares costumam ser comuns em cães e gatos e para todas as doenças citadas.

shutterstock

Diagnóstico profissional

Assim que perceber algum desses sinais no pet, ele deverá ser levado ao veterinário para um melhor diagnóstico. Com um exame clínico detalhado, o profissional irá avaliar a ausculta cardiopulmonar, pulsação, coloração de mucosas, escore corporal e hidratação, dentre os demais parâmetros.

reprodução shutterstock

Diagnóstico profissional

Associado a isso temos também existem os exames complementares de imagem que o animal deverá fazer, como: radiografia de tórax, eletrocardiograma, ecodopplercardiograma, pressão arterial além de exames de sangue.

Reprodução

Tratamentos

Os tratamentos das doenças irão variar de acordo com a necessidade de cada pet. Porém, no geral, é importante o tutor estar ciente de que alguns métodos utilizados são medicações de uso oral, controle da pressão arterial do bichinho, dieta específica para a doença e manutenção do peso por meio dela.

Divulgação/Ceva Saúde Animal

Quais podem estar mais suscetíveis às doenças?

Normalmente, as doenças cardiovasculares podem ocorrer mais em cães e gatos de meia idade, após os 7 anos. Ainda há raças mais suscetíveis. Nos cães são: raças gigantes, poddle, cocker, cavalier king, buldogue e boxer. Nos gatos: persa, ragdoll, maine coon, sphynx e british short hair.

reprodução shutterstock