Como evitar intoxicação em cachorros?

Os animais tendem a ser bagunceiros e, muitas vezes, acabam mexendo em coisas que não deveriam e até mesmo ingerindo alimentos ou materiais tóxicos. Por mais atenção que o tutor tenha, os pets sempre dão um jeitinho.

Como saber se o pet está intoxicado

O maior desafio é identificar a intoxicação, já que os sintomas são muito parecidos com outras inúmeras doenças. Qualquer indisposição alimentar pode provocar vômitos nos pets, mas esse sintoma somado à anorexia, diarreia, salivação excessiva e convulsões pode indicar que o pet está intoxicado.

shutterstock

Identificando a causa do problema

Nessas situações, o mais importante é levar o animal ao veterinário o mais rápido possível, lembrando sempre de, se possível, levar o produto ou planta que causou a intoxicação no pet, para que o veterinário possa indicar o melhor tratamento.

Shuttersock

Intoxicação mista

O cachorro pode ser contaminado não apenas por via oral, mas também por contato com a pele, o que é chamado de intoxicação mista. Além disso, os organismos dos pets variam de um para outro e os níveis de toxicidade também. O que é muito forte para um pode ser ameno para outro.

reprodução shutterstock

Medidas preventivas

Algumas medidas preventivas podem evitar alguns acidentes graves com o pet, como trancar o banheiro, a cozinha e a área de serviço. Além disso, saber quais plantas são tóxicas e impedir a exposição dos animais a produtos químicos.

reprodução shutterstock

Cuidados com a alimentação

Muitos tutores alimentam seus pets com qualquer tipo de alimento, o que é muito grave, já que podem conter ingredientes que podem contaminar o animal. Tomar cuidado com medicamentos, abelhas, marimbondos, bebidas alcóolicas e cosméticos também evitam em grande parte uma intoxicação em cães.

Reprodução/ Redes Sociais