Alimentos proibidos para cães

Alguns alimentos do dia a dia podem fazer muito mal para os cães, sendo até mortais. Por isso, resista à cara de pidão de seu amigo peludo antes de oferecer qualquer alimento que estiver comendo para ele.

Chocolate

Algumas substâncias presentes no cacau causam envenenamento em animais. O chocolate, principalmente o preto, contém cafeína e teobromina, essa última é uma substância que pode causar alergias, arritmias, convulsões, aumento da pressão arterial e causar danos no sistema nervoso.

shutterstock

Alho

Um grande aliado da saúde humana, mas um inimigo para os cães. O alho pode destruir os glóbulos vermelhos. Quanto mais forte o alho, mais tóxico e, para complicar, os efeitos do alho demoram para aparecer, podendo causar anemia e insuficiência renal.

shutterstock

Abacate

Seu consumo pode atacar o trato gastrointestinal e causar dificuldades respiratórias. A fruta contém uma substância tóxica chamada Persina. E, dependendo do tamanho do caroço, o cachorro engolir, ampliando ainda mais os riscos.

Divulgação

Massas fermentada

Mantenha-os longe de massas que contenham levedura. A levedura pode expandir no estômago e no intestino, produzindo excesso de gases, resultando em vômitos, fortes dores abdominais e muita indisposição.

Divulgação

Romã

Para os humanos, este é um superalimento, porém, para os cães é um perigo, pois suas sementes são difíceis de serem digeridas pelos peludos e podem causar vômitos, dores estomacais e diarreia.

Mayara Rozario

Café

Alguns tutores acham normal oferecer café ao pet. Uma dose contém quantidade de metilxantinas suficientes para causar agitação, arritmia, vômitos e, nos casos mais graves, causar a morte do cão.

Banco de Imagens

Leite

Os cachorros podem ser intolerantes à lactose e a gordura do leite de vaca causa diarreia nos animais. Os cães não têm a enzima encarregada de quebrar as moléculas de lactose e isso pode levar a sérios problemas gastrointestinais.

Reprodução

Sementes de maçã

A maçã é indicada em algumas dietas naturais, seja como petisco ou componente da dieta diária. Mas, muito cuidado com as sementes, elas contêm cianeto, uma substância altamente tóxica para os animais.

Pixabay

Comida com Sal

O excesso de sal é comprovadamente perigoso para a saúde humana, mas para o animal é ainda maior o risco. Seu consumo pode desencadear vômitos e convulsões.

shutterstock

O cachorro comeu, e agora?

Aos primeiros sinais de intoxicação alimentar, com transtornos gástricos, diarreias, alterações cardíacas ou respiratórias, não force vômitos ou caminhas para "aliviar", procure imediatamente um veterinário.

Shuttersock