Saiba quais são os benefícios do óleo de coco para os pets e como usá-lo

O óleo de coco pode trazer muitos benefícios para o organismo e para a higiene do seu animal de estimação. Veterinário explica como usar

Foto: reprodução shutterstock
O óleo de como pode ser misturado ao alimento do seu pet

O óleo de coco é popularmente conhecido pelos seus benefícios em dietas e muito utilizado também como ingrediente para hidratação do corpo e dos cabelos . O que pouca gente sabe é que essa substância também pode ser usada em benefício da saúde dos nossos animais de estimação.

Por ser rico em ácidos graxos, que são componentes essenciais para a nutrição dos pets, o óleo de coco também pode melhorar o metabolismo,  aumentar o “bom colesterol” (HDL), diminuir o “mau colesterol” (LDL) e fornecer uma fonte saudável de energia para os peludos.

Segundo o médico veterinário Orlando Neto, o óleo de coco pode colaborar muito com a saúde dos animais de estimação. “Além de seu uso deixar o pelo do pet macio e sedoso, o óleo também melhora doenças da pele, a digestão e a absorção de nutrientes, auxilia na cura de distúrbios digestivos, elimina o mau hálito entre outros benefícios”, explica.

Para conseguir esses resultados, o tutor deve introduzir o ingrediente na dieta dos pets gradualmente. 

O óleo de coco é um ingrediente muito utilizado na culinária, principalmente para quem quer trazer para suas receitas um produto natural e saudável . Na dieta dos pets o óleo também pode oferecer um diferencial, promovendo a função normal da tireoide, ajudando a prevenir e controlar a diabetes, além de ajudar a construir ossos fortes, melhorar a saúde bucal, reduzir reações alérgicas e melhorar a saúde da pele dos animais.

Usos do óleo na rotina dos pets

Foto: reprodução shutterstock
Óleo de coco também pode ser usado para a higiene dos bichinhos

O veterinário comenta que o óleo de coco também pode ser usado na higiene dos pets, ajudando a prevenir infecções. “Este produto contém agentes bacterianos, antivirais e antifúngicos que previnem o processo de infecção, além de ajudar na limpeza de infecções nos olhos e ouvidos”, conta. Ele também pode ser utilizado para acelerar o processo de cicatrização de cortes, machucados e picadas de insetos. 

“Para ser utilizado na cicatrização dos pets basta aplicar o óleo no local em quantidades fracionadas conforme o ferimento”, explica Orlando Neto.


Caso o pet precise tomar algum remédio , o óleo de coco o ajudará a engolir melhor, lembrando que nenhum medicamento pode ser dado ao pet sem a indicação de um veterinário.

Assim como nas pessoas, aplicar óleo de coco na pele do seu cachorro pode auxiliar a infundir a umidade da pele dele. Especialmente importante nos meses de inverno, em que a pele tende a ficar mais ressecada. Além disso, evita descamação ou outros sinais de irritação. Caso o cão já tenha pele seca ou caspa , o óleo de coco será altamente eficaz e ajudará na hidratação.

“Basta esfregar uma pequena quantidade nas mãos e massagear a pele do cachorro, passando os dedos no pelo”, diz o veterinário, que ressalta: “Apesar da segurança do óleo de coco, se o seu pet tiver uma condição de saúde delicada, ele precisa ser avaliado por um profissional antes do uso do produto”.

Caso o pet não goste de escovar os dentes, o óleo de coco também pode ser um aliado. As propriedades antimicrobianas fazem dele uma maneira natural de limpar os dentes. O óleo de coco também pode ajudar a eliminar bactérias nocivas aos pets e evitar a formação de placa, que pode gerar doenças mais graves . “Para utilizar o produto na escovação dos dentes do cão ou do gato basta aplicar como se fosse o creme dental com uma escova de dentes adequada ao pet, ou com o dedo se achar melhor” explica o veterinário.

Qual a quantidade ideal

Foto: Reprodução/Pexels
Óleo de coco é um ingrediente natural

Para cães de porte pequeno e gatos, o veterinário recomenda uma colher de café ou chá por dia, em cães de porte médio, o recomendado é até uma colher de sobremesa por dia. Já para cães maiores, de porte grande e gigante, o tutor pode oferecer uma ou duas colheres de sopa por dia. “O óleo pode ser misturado na alimentação natural, dieta cozida ou na ração  do pet”, finaliza.