Como evitar doenças dentárias em pet?

Assim como os humanos, os animais devem manter uma rotina de higiene bucal. A falta de cuidados com os dentes dos bichinhos pode acarretar em doenças graves, como gengivite e até problemas cardíacos e renais.

Escova certa

Uma escova dental com cerdas macias (as escovas para humanos podem ser utilizadas) é o ideal. A dedeira pode ser uma opção no processo de adaptação e depois substituída pela escova, assim que o animal estiver acostumado.

Unsplash

Pasta dental

Diferente da escova, não devemos utilizar a mesma pasta dental de humanos nos pets. Ela contém flúor, que quando engolido pelos animais irrita o tubo gastrointestinal. A pasta dental veterinária tem um sabor agradável para os cães e facilita a escovação.

Unsplash

Crie um ambiente confortável

É importante que o pet se sinta seguro e tranquilo, por isso, crie um ambiente aconchegante para realizar a escovação. O cão deve estar bem confortável. Carícias e mimos também ajudam.

Unsplash

Rotina

Sempre que possível, tente fazer a escovação no mesmo horário, estabelecendo uma rotina, para que o processo de aceitação seja mais rápido.

Unsplash

Frequência

A escovação deve uma vez por dia e deve durar cerca de um minuto. Faça em um momento que o pet está mais relaxado, lembre-se que é preciso ter muita paciência para que o bichinho não fique muito agitado.

Unsplash