Meu cão pode comer grama? Saiba os motivos desse comportamento

Dor de estômago, alimentação inadequada e ansiedade são apenas alguns dos fatores. Saiba mais.

Por mais companheiros que nosso cães possam ser, uma coisa é fato: sua comunicação não é completamente eficaz, já que eles não podem falar conosco. Para conseguirem demonstrar sentimentos, no entanto, eles podem adquirir alguns tipos de comportamento estranhos aos olhos do tutor. Por exemplo, você sabe por qual motivo seu animal pode comer grama? Hoje abordaremos esse assunto.

De acordo com a veterinária Nathália Apocalypse Magalhães, da GoApp.vet, são muitos os motivos pelos quais os cães podem ter esse comportamento. "Devido a seus instintos primitivos, boa parte das vezes, cães e gatos comem grama e “matinhos” porque estão com algum tipo de mal-estar: dor de estômago, gastrite, verminose, alimentação inadequada, diarreia, fezes muito ressecadas e cólicas intestinais". 

Foto: Reprodução/ Shutterstock
Você sabe por qual motivo seu cão pode comer grama?

A especialista explica ainda que a grama pode agir de duas formas: como um irritante do estômago (fazendo o animal vomitar a comida "indesejada" ou o "veneno" ingerido) e como um adicional de fibras à dieta do animal (melhorando o trato intestinal).

A veterinária Lara Volpe, da Fórmula Natural, ainda diz que acredita-se que esse comportamento do cão vem de seus ancestrais e que pode não estar relacionado apenas aos fatores estomacais e intestinais. A cor, o cheiro da grama já são particularmente atraentes para o cachorro, que pode colocar a grama na boca como simples forma de matar a curiosidade.

Outro fator a se atentar também é que o animal pode fazer isso quando estiver com fome, será a junção do útil ao agradável. Ele pode tambem não estar sendo apresentados a uma dieta equilibrada e se encontrar em deficiência de nutrientes, levando-o a buscar novos alimentos.

Além disso,  quadros de ansiedade e estresse no cachorro  podem ser um grande fator para o comportamento. Ele pode procurar maneiras de descontar esse sentimento. Comer grama, latir muito, mudanças bruscas de comportamento são indícios que algo não está bem com o pet. O ideal é sempre consultar um médico veterinário.

O ato de comer grama não possui nenhuma contraindicação para o animal, mas a especialista Lara Volpe, evidencia que algumas plantas podem ser tóxicas e que se você cultiva alguma em casa, precisa ficar atento. Gramados tratados com produtos tóxicos  para o controle de pragas também são um grande problema. É bom ficar atento.