A procura por veterinários porque o cachorro está tossindo é muito comum e de fato precisa feita, já que essa condição é sempre sinônimo de alguma doença. O probelma é que muitas vezes o diagnóstico pode não ser feito da maneira correta, já que existem muitas causas possíveis - não apenas os vírus e bactérias que culminam em uma "gripe". 

Leia também: O clima esfriou? Cuidado com a tosse canina!

A tosse em cães pode ter muitas causas,, por isso o diagnóstico preciso é importante
Shuttersock
A tosse em cães pode ter muitas causas,, por isso o diagnóstico preciso é importante

O alerta foi feito pelo  Dr. Lucas de Angelis, veterinário que ministrou a palestra “Tosse e Dispinéia em Cães” no evento Animal Health Expo+Congress que ocorreu em São Paulo. Ele explica que cães com tosse  representam 95% dos pacientes respiratórios, no entanto, muitas vezes são medicados sem uma avaliação cardiológica. 

“Antes de tudo, a questão é analisar o quanto a tosse é variável, visto que podem ser doenças diferentes. É necessário entender a dinâmica dessa tosse, se é aguda ou crônica, se é de manhã e à noite. Assim, é possível entender a extensão da tosse. Outro ponto é avaliar a relação ventilação/perfusão. Depois dessa análise, é necessário avaliar se o sistema cardiovascular está comprometido e é importante realizar o ecocardiograma”, afirma o Dr. Lucas. 

A Dra. Iara Inácio Pereira, da Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária (SBCV), reforça o alerta feito pelo veterinário. De acordo com ela, a tosse em cães pode estar associada à sete possibilidades, sendo a maioria ao coração e a principal delas à doença da valva mitral, que dilata o coração e leva à tosse. Para a veterinária "os primeiros passos são pensar na idade e raça do animal, já que a doença mitral costuma atingir pacientes por volta dos setes anos, de raças de pequeno porte”. 

Dessa forma, caso seu cachorro apresente tosse , leve-o ao veterinário e faça todos os exames para ter certeza de que ele será medicado da forma correta. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!