Animais também sofrem com soluço, principalmente os filhotes de cachorro . A veterinária Roseli Berto Sabbadini explica o motivo que faz isso acontecer. “O soluço normalmente é uma condição temporária e benigna, ocasionada por espasmos involuntários do diafragma”, conta. “Como os filhotes são muito agitados, e as descobertas geram um maior entusiasmo, eles ficam muito eufóricos, e muitas vezes toda essa agitação pode ser acompanhada do soluço.”
Leia também: Labrador Avy ajuda seu tutor a prevenir doenças cardíacas
Mas não são só os animais bebês que sofrem disso. Os adultos e idosos também podem desenvolver soluço, principalmente em algumas ocasiões. “Após comer ou ingerir água muito rapidamente o pet pode ficar com esse espasmo no diafragma”, diz Roseli. A veterinária deixa claro que na maioria das vezes a situação não é preocupante, sendo algo que passa rápido e não oferecendo risco ao animal.
Mesmo assim, se o pet for idoso ou se o soluço persistir durante muito tempo, é sinal de atenção redobrada. “Acompanhado de outros sintomas o soluço que requer um acompanhamento mais de perto”, completa.
Como resolver o soluço em animais
- Oferecer água;
- Oferecer petiscos;
- Fazer algum barulho forte (“assustar” o animal, segundo Roseli, pode ajudar a curar o soluço).