Animais também sofrem com soluço, principalmente os filhotes de cachorro . A veterinária Roseli Berto Sabbadini explica o motivo que faz isso acontecer. “O soluço normalmente é uma condição temporária e benigna, ocasionada por espasmos involuntários do diafragma”, conta. “Como os filhotes são muito agitados, e as descobertas geram um maior entusiasmo, eles ficam muito eufóricos, e muitas vezes toda essa agitação pode ser acompanhada do soluço.”

Leia também: Labrador Avy ajuda seu tutor a prevenir doenças cardíacas

Filhotes de cachorro costumam ter mais soluço do que os pets adultos
shutterstock
Filhotes de cachorro costumam ter mais soluço do que os pets adultos


Mas não são só os animais bebês que sofrem disso. Os adultos e idosos também podem desenvolver soluço, principalmente em algumas ocasiões. “Após comer ou ingerir água muito rapidamente o pet pode ficar com esse espasmo no diafragma”, diz Roseli. A veterinária deixa claro que na maioria das vezes a situação não é preocupante, sendo algo que passa rápido e não oferecendo risco ao animal.

Mesmo assim, se o pet for idoso ou se o soluço persistir durante muito tempo, é sinal de atenção redobrada. “Acompanhado de outros sintomas o soluço que requer um acompanhamento mais de perto”, completa.

Como resolver o soluço em animais

  • Oferecer água;
  • Oferecer petiscos;
  • Fazer algum barulho forte (“assustar” o animal, segundo Roseli, pode ajudar a curar o soluço).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!