Certas raças de cães principalmente buldogues, pugs, poodles, shitzus e até os gatos persas podem desenvolver uma coloração escura em volta dos olhos, focinho e boca. Mas por que isso acontece? Essa condição, popularmente chamada de “ lágrima ácida ” – mas de nome científico cromodacriorreia - é um problema causado pela substância lactoferrina.

Leia também: Além de gato, cão e calopsita: 7 animais para ter em apartamento

Porém, segundo Jorge Morais veterinário fundador da rede Animal Place, o nome “lágrima ácida” é equivocado. “A cromodacriorreia não tem nenhuma relação com o pH da lágrima, que é neutro”, afirma. A substância que causa essa coloração escura é parente do ferro, por isso escurece os pelos dos lugares em que entra em contato. “A lactoferrina pode ser encontrada na lágrima e também na saliva dos animais”

A
shutterstock
A "lágrima ácida" é mais comum em certas raças de cães


O motivo para algumas raças de cães e gatos desenvolverem o problema é por sua anatomia. “Eles possuem olhos mais protuberantes e, algumas vezes, têm inversões nas pálpebras”, explica Jorge. Essas inversões produzem cílios ectópicos, ou seja, mal posicionados, aumentando a produção de lágrimas que contém essa secreção com bactérias, e consequentemente aumentando também a coloração escura em volta dos olhos.

A cromodacriorreia não tem cura, mas certos cuidados podem amenizar essa condição. “Fazer massagens bem suaves no canto dos olhos para desobstruir o canal lacrimal, aplicar uma compressa de gaze embebida em soro fisiológico no local e deixar a área livre de pelos são alguns dos cuidados que recomendo”, orienta o profissional.

Leia também: Dicas de objetos simples para tirar os pelos dos pets da roupa

Mesmo muitos donos acreditando que mudar a alimentação do animal ajude com a “ lágrima ácida ”, Jorge explica que, infelizmente, não existem estudos que comprovem a eficiência de alimentação diferente no combate ao problema. “Existem alguns suplementos e rações específicas que têm a proposta de dificultar a proliferação das bactérias da lactoferrina. Observamos que, quando aliada às questões de higiene, esse tipo de alimento atua como coadjuvante no processo de redução das manchas”, finaliza Jorge.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!