Conheça 6 raças de cachorro inteligentes e fáceis de adestrar

Golden, Border Collie e Doberman estão entre as raças de fácil adestramento

Todas as raças de cachorro podem aprender truques e comandos, mas algumas delas são mais fáceis de adestrar do que outras. Se você procura um pet para realizar certas ações, é bom conhecer algumas raças específicas. Selecionamos 6 delas. 

1. Golden Retriever

Golden Retriever
Foto: reprodução shutterstock
Golden Retriever

Um dos melhores amigos das crianças, o Golden Retriever , é também muito leal, protetor e inteligente. Por aprender facilmente novos comandos e ser focado, o Golden é muito usado como cão-guia e cão de serviço no geral. Esse cão também tem facilidade de aprender truques. 

2. Pastor de Shetland

Foto: shutterstock
O Pastor de Shetland é um cão muito inteligente


Desenvolvido para ser cão de pastoreio, esse cão é extremamente obediente aos seus tutores, o que facilita o processo de aprendizado. O Pastor de Shetland é muito inteligente, sendo considerado um dos cães mais espertos. Porém é necessário socializa-lo corretamente desde pequeno para que ele se relacione bem com outras pessoas e animais.

Leia também: Mulher faz tatuagem de cachorro e resultado dá muito errado

3. Doberman

Foto: shutterstock
Doberman

Grandes e imponentes, os Dobermans viraram sinônimo de cão de guarda por parecerem perigosos. Esse pensamento é errado, e muitas pessoas não sabem que esse cachorro é extremamente sensível e inteligente. O Doberman tem uma memória excelente, o que facilita na hora de aprender e reter conhecimento.

4. Pastor Alemão

Foto: shutterstock
Pastor Alemão

O Pastor Alemão é utilizado hoje em dia como cão de serviço em diversas áreas: bombeiro, cão de resgate, cão de guarda, entre outras. Sua versatilidade se dá a sua obediência extrema e sua inteligência, que fazem com que ele se destaque de outros cães se adestrado da forma correta.

Leia também: Carteiro salva a vida de cachorro idoso abandonado no frio

5. Labrador Retriever

Foto: reprodução shutterstock
Labrador Retriever

Primo do Golden Retriever, os Labradores não poderiam ficar de fora da lista. Eles são bem-humorados, amigáveis e leais, e por isso sempre tentam agradar seus tutores, principalmente na hora de aprender novos truques, se esforçando muito para serem obedientes.

6. Border Collie

Foto: shutterstock
O Border Collie é considerado a raça mais inteligente de todas

Considerada a raça mais inteligente de todas, o Border Collie costuma participar de esportes como o Agility, que exige concentração, rapidez e obediência por parte do cachorro. Aprende truques com muita facilidade, por isso adestrar um exemplar é tarefa relativamente simples.