Os porquinhos da índia são animais que atraem cada vez mais pessoas que desejam um animal de estimação que não circule solto pela casa. Fofos, limpos e tranquilos, esses roedores costumam viver em cercadinhos ou gaiolas. Mas isso não significa que eles não precisam de cuidados específicos. Uma alimentação pobre, por exemplo, pode causar uma séria doença, o escorbuto em porquinho da índia.
Causado pela falta de vitamina C no organismo, o escorbuto em porquinho da índia pode ser uma doença muito perigosa caso não seja tratada. O difícil é identificar o problema de saúde porque na natureza esse roedor é uma presa e costuma disfarçar muito bem qualquer fragilidade como forma de defesa e, apesar de ser um animal de estimação, mantém o comportamento.
Assim, o dono precisa conhecer muito bem o escorbuto para proteger seu bichinho. Confira todas as informações a seguir.
Causas e prevenção do escorbuto em porquinho da índia
A principal causa é a falta de vitamina C no organismo do porquinho da índia. Assim como os humanos, esses roedores não conseguem produzir a vitamina sozinhos e precisam ingeri-la na alimentação. Quando a ingestão não acontece na medida correta (10 a 25 mg por dia) ou o animal não recebe uma suplementação, ele fica mais vulnerável ao escorbuto.
Assim, a melhor forma de prevenir a doença é oferecendo uma boa alimentação para o roedor. Compre feno e ração (formulada com vitamina C) de boa qualidade, juntos eles representam quase 90% da alimentação diária do porquinho e podem fornecer nutrientes necessários para uma boa saúde. Complemente a dieta com legumes e verduras ricos em vitamina C. Algumas opções são: cenoura, acelga e espinafre.
Outra opção para ingestão da vitamina é oferecer um suplemento de vitamina C líquida diariamente para o animal. Mas o procedimento deve ser receitado e acompanhado por um veterinário especializado em roedores.
Vale ressaltar que a má alimentação não é a única causa da doença. A deficiência da vitamina pode ser resultado de outra doença, como uma alergia, que diminui o apetite do bichinho e ele para de comer a quantidade que deveria, deixando o organismo enfraquecido.
Leia também: Frutas e verduras indicadas para a dieta de um porquinho da índia
Sintomas do escorbuto em porquinho da índia
A vitamina C desempenha papéis muito importantes: ajuda na síntese de colágeno, que produz tecidos, ajudando na manutenção deles; fortalece o sistema imunológico contra infecções; traz mais resistência aos ossos e dentes; é antioxidante.
Por isso, o organismo que está com pouca concentração dessa vitamina pode sofrer diversas alterações. Os sintomas de que isso está acontecendo são:
- Emagrecimento repentino;
- O porquinho da índia não se alimenta mais;
- Hipersalivação;
- Inflamação das gengivas;
- Fraqueza nos dentes e até perda dos mesmos;
- Pelos eriçados e fracos (ocorre muito queda de pelo);
- Diarreia;
- Hemorragias internas;
- Dificuldades respiratórias (preste atenção na frequência respiratória do animal);
- Diminuição das atividades físicas (o bichinho fica fraco e quase não se movimenta);
- Sensibilidade ao toque (o porquinho sente dor quando é tocado);
- Descoordenação;
- Pododermatite (inflamação nas patinhas).
Diagnóstico do escorbuto em porquinho da índia
O diagnóstico da doença pode ser feito por um veterinário especializado em roedores. O profissional irá analisar o histórico apresentado pelo dono, os sintomas evidentes e poderá fazer exames para confirmação. Entre os possíveis estão: exames radiográficos e de sangue para medir os níveis de ácido ascórbico no sangue do animal.
Mas, para que o veterinário possa fazer tudo isso, o bichinho precisa ser levado até ele. Por isso, preste sempre muita atenção no seu animal de estimação e saiba interpretar os sinais que ele te dá. Uma simples diarreia, por exemplo, pode não ser nada ou pode ser um sintoma do escorbuto.
Caso perceba que o porquinho está apresentando mais de um sintoma, leva-o imediatamente para uma consulta no veterinário.
Tratamento do escorbuto em porquinho da índia
O tratamento da doença irá depender do nível de deficiência de ácido ascórbico que o animal apresenta. Normalmente, o veterinário receita um suplemento de vitamina C com a intenção de repor esses níveis. A dose do suplemento varia de acordo com a situação. Se for um caso mais grave de escorbuto, a dose pode ser alta na primeira semana, para depois, aos poucos, ir diminuindo.
Em paralelo, o profissional desenvolve uma dieta saudável e adequada para ser oferecida ao animal. Ele pode determinar a ração, o feno e até a quantidade e quais legumes ou verduras deverão ser oferecidos para o bichinho.
Leia também: Doenças do porquinho da índia: conheça as principais e saiba o que fazer
A resposta ao tratamento do escorbuto em porquinho da índia , normalmente, é rápida. Dentro de uma semana o animal já deverá dar sinais de que está voltando ao seu estado normal. Quando o porquinho estiver recuperado, mantenha as indicações do veterinário em relação a alimentação e faça consultas regulares de rotina para a prevenção não só do escorbuto, mas também de outras doenças.