Os porquinhos da índia são animais que atraem cada vez mais pessoas que desejam um animal de estimação que não circule solto pela casa. Fofos, limpos e tranquilos, esses  roedores costumam viver em cercadinhos ou gaiolas. Mas isso não significa que eles não precisam de cuidados específicos. Uma alimentação pobre, por exemplo, pode causar uma séria doença, o escorbuto em porquinho da índia. 

O porquinho da índia precisa de alguns cuidados especiais para não desenvolver doenças como o escorbuto
shutterstock
O porquinho da índia precisa de alguns cuidados especiais para não desenvolver doenças como o escorbuto

Causado pela falta de vitamina C no organismo, o escorbuto em porquinho da índia pode ser uma doença muito perigosa caso não seja tratada. O difícil é identificar o problema de saúde porque na natureza esse roedor é uma presa e costuma disfarçar muito bem qualquer fragilidade como forma de defesa e, apesar de ser um animal de estimação, mantém o comportamento. 

Assim, o dono precisa conhecer muito bem o escorbuto para proteger seu bichinho. Confira todas as informações a seguir. 

Causas e prevenção do escorbuto em porquinho da índia

Uma ração de má qualidade pode ser a causa do escorbuto em porquinho da índia
shutterstock
Uma ração de má qualidade pode ser a causa do escorbuto em porquinho da índia

A principal causa é a falta de vitamina C no organismo do porquinho da índia. Assim como os humanos, esses roedores não conseguem produzir a vitamina sozinhos e precisam ingeri-la na alimentação. Quando a ingestão não acontece na medida correta (10 a 25 mg por dia) ou o animal não recebe uma suplementação, ele fica mais vulnerável ao escorbuto. 

Assim, a melhor forma de prevenir a doença é oferecendo uma boa alimentação para o roedor. Compre feno e ração (formulada com vitamina C) de boa qualidade, juntos eles representam quase 90% da alimentação diária do porquinho e podem fornecer nutrientes necessários para uma boa saúde. Complemente a dieta com legumes e verduras ricos em vitamina C. Algumas opções são: cenoura, acelga e espinafre. 

Outra opção para ingestão da vitamina é oferecer um suplemento de vitamina C líquida diariamente para o animal. Mas o procedimento deve ser receitado e acompanhado por um veterinário especializado em roedores. 

Vale ressaltar que a má alimentação não é a única causa da doença. A deficiência da vitamina pode ser resultado de outra doença, como uma alergia, que diminui o apetite do bichinho e ele para de comer a quantidade que deveria, deixando o organismo enfraquecido. 

Leia também:  Frutas e verduras indicadas para a dieta de um porquinho da índia

Sintomas do escorbuto em porquinho da índia

A vitamina C desempenha papéis muito importantes: ajuda na síntese de colágeno, que produz tecidos, ajudando na manutenção deles; fortalece o sistema imunológico contra infecções; traz mais resistência aos ossos e dentes; é antioxidante.

Por isso, o organismo que está com pouca concentração dessa vitamina pode sofrer diversas alterações. Os sintomas de que isso está acontecendo são:

  • Emagrecimento repentino;
  • O porquinho da índia não se alimenta mais;
  • Hipersalivação;
  • Inflamação das gengivas;
  • Fraqueza nos dentes e até perda dos mesmos;
  • Pelos eriçados e fracos (ocorre muito queda de pelo); 
  • Diarreia;
  • Hemorragias internas; 
  • Dificuldades respiratórias (preste atenção na frequência respiratória do animal);
  • Diminuição das atividades físicas (o bichinho fica fraco e quase não se movimenta);
  • Sensibilidade ao toque (o porquinho sente dor quando é tocado);
  • Descoordenação;
  • Pododermatite (inflamação nas patinhas). 

Diagnóstico do escorbuto em  porquinho da índia

O diagnóstico do escorbuto em porquinho da índia deve ser feito por um veterinário especializado em roedores
shutterstock
O diagnóstico do escorbuto em porquinho da índia deve ser feito por um veterinário especializado em roedores

O diagnóstico da doença pode ser feito por um veterinário especializado em roedores. O profissional irá analisar o histórico apresentado pelo dono, os sintomas evidentes e poderá fazer exames para confirmação. Entre os possíveis estão: exames radiográficos e de sangue para medir os níveis de ácido ascórbico no sangue do animal. 

Mas, para que o veterinário possa fazer tudo isso, o bichinho precisa ser levado até ele. Por isso, preste sempre muita atenção no seu animal de estimação e saiba interpretar os sinais que ele te dá. Uma simples diarreia, por exemplo, pode não ser nada ou pode ser um sintoma do escorbuto. 

Caso perceba que o porquinho está apresentando mais de um sintoma, leva-o imediatamente para uma consulta no veterinário. 

Tratamento do escorbuto em porquinho da índia

O tratamento do escorbuto em porquinho da índia geralmente é feito com suplemento de viatamina C líquido
shutterstock
O tratamento do escorbuto em porquinho da índia geralmente é feito com suplemento de viatamina C líquido

O tratamento da doença irá depender do nível de deficiência de ácido ascórbico que o animal apresenta. Normalmente, o veterinário receita um suplemento de vitamina C com a intenção de repor esses níveis. A dose do suplemento varia de acordo com a situação. Se for um caso mais grave de escorbuto, a dose pode ser alta na primeira semana, para depois, aos poucos, ir diminuindo.

Em paralelo, o profissional desenvolve uma dieta saudável e adequada para ser oferecida ao animal. Ele pode determinar a ração, o feno e até a quantidade e quais legumes ou verduras deverão ser oferecidos para o bichinho. 

Leia também: Doenças do porquinho da índia: conheça as principais e saiba o que fazer

A resposta ao tratamento do escorbuto em porquinho da índia , normalmente, é rápida. Dentro de uma semana o animal já deverá dar sinais de que está voltando ao seu estado normal. Quando o porquinho estiver recuperado, mantenha as indicações do veterinário em relação a alimentação e faça consultas regulares de rotina para a prevenção não só do escorbuto, mas também de outras doenças. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!