Pet está sem fazer defecar? Cuidado, pode ser obstrução intestinal

Vômitos, falta de fome e sede, cansaço excessivo e ausência de fezes podem ser sintomas de intestino obstruído

Quem tem um animal de estimação sabe que eles precisam brincar. Muitos brinquedinhos tem espuma, fitas, e até pedaços que podem ser facilmente engolidos por cachorros e gatos, e isso pode causar grandes problemas para a saúde do pet. Um desses problemas é a obstrução intestinal, que em casos graves precisa de intervenção cirúrgica.

Leia também: Porquinho da Índia com diarreia? Saiba o que pode estar causando o problema

Fique de olho se seu gato ou cachorro está defecando normalmente. Se não, pode ser obstrução intestinal
Foto: Shuttersock
Fique de olho se seu gato ou cachorro está defecando normalmente. Se não, pode ser obstrução intestinal


A obstrução intestinal acontece quando acidentalmente cães e gatos engolem objetos que não conseguem ser expelidos pelo organismo de forma natural, bloqueando uma alça do intestino e impossibilitando que o animal faça cocô . Isso  causa muito desconforto e pode ser letal para o pet. Caso o pet tenha um comportamento estranho, onde ele sempre procura objetos não comestíveis para ingerir, ele pode sofrer do transtorno de pica, que é a necessidade de comer coisas que não são alimentos. 

Leia também: Quer viajar com seu gato? Saiba como deixá-lo numa boa na caixa de transporte

Apesar de serem mais "frescos" e não terem tanta propensão a comer coisas estranhas, os gatos levam um agravante: os "espinhos" de queratina de suas línguas torna muito mais difícil que o animal cuspa algo que foi engolido acidentalmente, como fitas e linhas. Muitos donos acreditam que esses sejam os brinquedos perfeitos, mas são extremamente perigosos, fazendo com que esse corpo estranho linear, como é chamado, cause asfixia, bloqueios, ou até rasgando as paredes do intestino. 

Os cães são mais brincalhões e por isso podem destruir facilmente objetos ao seu redor. Por isso a atenção deve ser redobrada quando o animal fizer sujeira com espumas, principalmente, porque elas podem ser engolidas, aumentar de tamanho e obstruírem o intestino. 

Sintomas de obstrução intestinal em cães e gatos

  • Falta de fome e sede;
  • Vômitos após ingestão de alimentos e água;
  • Desidratação;
  • Posição "acocorada" em gatos (quando eles ficam encolhidos como se fossem expelir uma bola de pelos);
  • Vômito com cheiro de fezes;
  • Ausência de fezes;
  • Animal constantemente cansado

Leia também: Leia também: Sua ansiedade pode estar estressando seu gato; saiba o porquê

Como diagnosticar obstrução intestinal

Primeiro, você deve levar seu animal em um médico veterinário. Ele irá apalpar e pedir um exame de imagem, como ultrassom, para confirmar se o pet está com alguma doença ou com o intestino obstruído. Caso seja um corpo estranho que possa ser evacuado de forma natural, o veterinário irá prescrever algum remédio que ajude na eliminação. Caso contrário, seu animal de estimação pode ser submetido à cirurgia. É importante reconhecer os sintomas o mais rápido possível, porque essa condição pode ser fatal se não for tratada de forma correta.