Porquinho da Índia com diarreia? Saiba o que pode estar causando o problema

A diarreia nesses roedores pode ter várias causas e os donos devem prestar muito atenção na situação para evitar a desidratação do animal

Quem tem um Porquinho da Índia como animal de estimação sabe que as fezes do animal são fáceis de limpar por serem sequinhas e pequenas, num formato parecido com uma bala tic tac. Porém não é raro encontrar o Porquinho da Índia com diarreia, que esteja defecando um material mais grudento, molhado e desuniforme.

Leia também: Doenças do porquinho da Índia: conheça as principais e saiba o que fazer

Um Porquinho da Índia com diarreia pode estar com sério problema de saúde ou apenas com alimentação pobre
Foto: shutterstock
Um Porquinho da Índia com diarreia pode estar com sério problema de saúde ou apenas com alimentação pobre

Nessas situações, o dono do Porquinho da Índia com diarreia deve prestar muita atenção em todos os sintomas demonstrados. A combinação deles pode evidenciar a causa do problema, algumas opções são: qualidade da alimentação, infecções, parasitas e escorbuto. 

Caso o animal não recebe atendimento especializado e tratamento adequado, pode desidratar rapidamente e até ir a óbto. Por isso, a diarreia não deve ser negligenciada, principalmente quando o bichinho não está se alimentando ou bebendo água.  

Como identificar o Porquinho da Índia com diarreia?

A diarreia no roedor pode ser identificada, principalmente, de duas formas: a primeira delas é observar a consistência e o formato das fezes no momento de recolhe-las e limpar a gaiola ou o cercadinho do animal; a segunda pode estar evidenciada no corpo do próprio porquinho, que fica com os pelos da região anal sujos, coisa que não acontecem quando eles estão completamente saudáveis. 

Leia também: Aprenda a fazer o melhor cercado para Porquinho da Índia

Causas da diarreia no Porquinho da Índia 

  • Alimentação inadequeda: esses roedores precisam ter uma alimentação rica em fibras, tanto para a constituição das fezes, quanto para o auxílio de desgaste dos dentes. Feno e ração de boa qualidade e verduras ricas em vitamia C são suficientes para o bichinho. A ingestão de pouca fibra ou alimentos inadequados como alface, couve-flor e rabanete podem causar a diarreia. 
  • Parasitas: a diarreia também pode ser causada pela presença de parasitas no corpo do porquinho. Nesses casos, o problema costuma ser constante. É preciso procurar um veterinário especializado em roedores para que ele faça exames e receite remédios próprios e na dose certa para o bichinho. Oferecer qualquer medicação para desparasitar um Porquinho da Índia pode causar sérios problemas de intoxicação. 
  • Infecções: além dos parasitas, bactérias presentes no sistema digestivo do animal podem causar a diarreia. Só um veterinário especializado saberá fazer esse diagnóstico e tratá-lo. 
  • Escorbuto: essa doença é causada pela falta de vitamina C e tem como sintomas a perda de apetite, doenças respiratórias, hemorragias internas, hipersalivação e a diarreia. Portanto, se a diferença na consistência das fezes estiver ligada a alguns desses outros sintomas, leve o animal imadiatamente para o veterinário. 
Foto: shutterstock
A alimentação de qualidade do Porquinho da Índia é muito importante para evitar problemas de saúde

Leia também:  Frutas e verduras indicadas para a dieta de um Porquinho da Índia

Tratamento do Porquinho da Índia com diarreia

O tratamento do Porquinho da Índia com diarreia deve ser acompanhado por um médico veterinário especializado nesse tipo de animal, principalmente quando envolve medicações. Oferecer alimentos de boa qualidade é uma forma de prevenção, por isso não economize na ração ou no feno do seu bichinho. Se ele apresentar diarreia sem nenhum outro sintoma, verifique a alimentação que está sendo oferecida e se preciso, mude.