Além de possíveis acidentes que possam ferir as pernas ou coluna dos cães e debilitar os seus movimentos, uma série de doenças podem se desenvolver e gerar problemas de locomoção. Nesses casos, comprar uma cadeira de rodas para cachorros é essencial para manter a saúde e conforto do animal.
Leia mais: Vai adotar um cachorro deficiente? Confira cuidados necessários
Apesar de ser possível construir uma cadeira de rodas para cachorros em casa, é recomendado que esse equipamento seja encomendado com uma empresa especializada. Se informar a respeito desse acessório é um passo importante para garantir a saúde do animal. Os donos de pets precisam ter em mente que o seu cão não está livre de sofrer com isso, principalmente conforme ele for ficando velho.
A importância de uma cadeira de rodas para cachorros
Um dos principais motivos para recorrer a cadeira de rodas é que o equipamento ajuda o animal a se manter ativo. Cães em cadeiras de rodas podem usufruir da sua rotina normalmente, passeando em parques, praças e ruas normalmente - desde que isso esteja dentro dos limites que o seu veterinário permitir. Isso evita a indisposição e a obesidade, características de animais com problemas de locomoção.
Também há o benefício psicológico para o pet. Não é fácil perder a mobilidade, e os animais também sentem isso. Com o uso do equipamento o bichinho poderá se adaptar a sua nova situação e levar a sua vida normalmente, sem se sentir preso ou limitado. Isso pode ajudar a evitar a depressão canina e o estresse.
Veja também: Pug fofíssima tem os melhores trajes com sua cadeira de rodas!
Como o equipamento funciona?
A cadeira de rodas funciona como um suporte para aqueles que têm dificuldade de locomoção, seja nas patas dianteiras ou traseiras. O equipamento pode ser usado tanto por animais que não tem os membros, possuem de deformações ou perda total ou parcial da mobilidade.
Ele é encaixado no pet - geralmente com suportes em seu peitoral - e possui rodas que auxiliam na movimentação do animal. Em muitos modelos os membros deficientes ficam suspensos para evitar que encostem no chão e machuquem o cão.
A escolha do produto deve ser feita sob a supervisão de um médico veterinário. Ele conseguirá identificar a deficiência, indicar o modelo de cadeira ideal assim como o seu tamanho. O equipamento deve ter as medidas certas, garantindo assim que o cachorro mantenha a postura.
Segundo os veterinários, o animal nunca deve passar o dia inteiro com a cadeira de rodas ou usá-la sem a supervisão de um humano. Dependendo da maneira que ele se movimenta o equipamento pode sobrecarregar o abdômen e outras partes do corpo, chegando até mesmo a causar novas lesões que pioram o problema. O recomendado é que ela seja usada apenas durante passeios, seja quatro períodos de 15 minutos ou dois períodos de 30 minutos, ficando a critério do dono ou segundo a orientação do especialista.
Leia mais: Cadela com condição rara precisa de cadeira especial para comer
Jamais abandone ou sacrifique um animal por conta do seu problema. Ter e cuidar de um cão com deficiências é um ato de puro amor. Em muitas cidades ONGs prestam auxílio ao pet e constroem a cadeira de rodas para cachorros gratuitamente. Se informe nas instituições mais sérias da sua região.