Quanto maior o cachorro, maior o espaço que vai ocupar e a quantidade de alimentos que vai consumir. Por isso, antes de adotar ou comprar, é importante conferir o porte e o tempo que o cão vai demorar para crescer. Problemas de saúde e psicológicos podem atingir os animais que não dispõe de cuidados adequados ao seu tamanho. 

Leia mais:  Qual é o tempo certo para o desmame de cachorros?

Os  cachorros crescem em velocidades diferentes, relacionadas ao tamanho que o animal terá quando chegar na fase adulta (raças pequenas crescem muito mais rápido do que as grandes e alcançam a maturidade mais cedo). Alguns filhotes vão terminar de crescer em até 10 meses, outros vão demorar de 18 a 24 meses para chegar em sua massa final. 

As fases de crescimento de um filhote

Para entender a importância da maturidade mental e física dos cães é preciso saber as fases de crescimento mais comuns nos filhotes:

De 1 a 3 semanas: Do dia que em que nascem até por volta da terceira semana os cachorrinhos são extremamente frágeis e dependentes de suas mães. Seus olhos só costumam se abrir a partir da segunda semana. 
De 3 a 8 semanas:  Os pets se tornam mais agitados, interagindo com outros animais e com o mundo ao redor deles.
De 2 a 3 meses:  Geralmente é nesse período que a maturidade mental do animal começa a se formar. É preciso que os donos estejam presentes com o pet para evitar que ele desenvolva problemas de ansiedade. 

De 3 a 6 meses:  Essa é a fase em que os filhotes se tornam "terríveis". O crescimento dos dentes e a vontade de descobrir o mundo os levam a morder praticamente tudo. Ficam mais ativos e desafiadores. 
De 6 a 12 meses:  Esse período pode ser considerado a "adolescência" dos cachorrinhos. Eles se mostram brincalhões e ativos nessa época, que também é quando a maturidade sexual costuma acontecer. 

Essas etapas podem demorar mais para chegar, ou se prolongar por mais tempo, dependendo do porte do animal.


undefined
Reprodução/ Shutterstock
Os filhotes de cachorro podem crescer em velocidades diferentes.














Veja também:  Fotos do antes e depois mostram o incrível crescimento dos cães

Fatores que influenciam na velocidade de crescimento dos cães

A genética sem dúvida é uma grande influenciadora na velocidade em que o cachorro vai crescer, mas existem outros pontos a serem considerados. Um deles é a comida - tanto a qualidade quanto a quantidade. Conforme o animal cresce, a quantidade de nutrientes necessários pode ser maior.

Outros fatores a serem considerados são a saúde (doenças e parasitas), ambiente e a frequência de exercícios.

O cachorro vai crescer por quanto tempo?

Apesar das variações que podem acontecer, especialistas estimam o tempo de crescimento por porte. Para que atinja seu tamanho máximo:

  • Pequeno porte (abaixo de 10 kg): até os 10 meses;
  • Médio porte (de 11 a 25 kg): até 12 meses;
  • Grande porte (26 a 44 kg): até 15 meses;
  • Porte gigante (acima de 45 kg):  aproximadamente 18 a 24 meses.

Existem outros métodos para saber se os cachorrinhos chegaram ao seu tamanho máximo. Um deles é checar se o espaço entre as costelas diminuiu. Saber a média de tamanho dos pais do animal também pode ajudar. 

Leia mais:  Conheça os diferentes tipos de tosa e escolha a melhor opção para seu cachorro

Quando se trata de cachorros sem raça definida, decobrir por quanto tempo ele irá crescer é muito difícil, é possível apenas ter uma ideia. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários