Quanto maior o cachorro, maior o espaço que vai ocupar e a quantidade de alimentos que vai consumir. Por isso, antes de adotar ou comprar, é importante conferir o porte e o tempo que o cão vai demorar para crescer. Problemas de saúde e psicológicos podem atingir os animais que não dispõe de cuidados adequados ao seu tamanho. 

Leia mais:  Qual é o tempo certo para o desmame de cachorros?

Os  cachorros crescem em velocidades diferentes, relacionadas ao tamanho que o animal terá quando chegar na fase adulta (raças pequenas crescem muito mais rápido do que as grandes e alcançam a maturidade mais cedo). Alguns filhotes vão terminar de crescer em até 10 meses, outros vão demorar de 18 a 24 meses para chegar em sua massa final. 

As fases de crescimento de um filhote

Para entender a importância da maturidade mental e física dos cães é preciso saber as fases de crescimento mais comuns nos filhotes:

De 1 a 3 semanas: Do dia que em que nascem até por volta da terceira semana os cachorrinhos são extremamente frágeis e dependentes de suas mães. Seus olhos só costumam se abrir a partir da segunda semana. 
De 3 a 8 semanas:  Os pets se tornam mais agitados, interagindo com outros animais e com o mundo ao redor deles.
De 2 a 3 meses:  Geralmente é nesse período que a maturidade mental do animal começa a se formar. É preciso que os donos estejam presentes com o pet para evitar que ele desenvolva problemas de ansiedade. 

De 3 a 6 meses:  Essa é a fase em que os filhotes se tornam "terríveis". O crescimento dos dentes e a vontade de descobrir o mundo os levam a morder praticamente tudo. Ficam mais ativos e desafiadores. 
De 6 a 12 meses:  Esse período pode ser considerado a "adolescência" dos cachorrinhos. Eles se mostram brincalhões e ativos nessa época, que também é quando a maturidade sexual costuma acontecer. 

Essas etapas podem demorar mais para chegar, ou se prolongar por mais tempo, dependendo do porte do animal.


Os filhotes de cachorro podem crescer em velocidades diferentes.
Reprodução/ Shutterstock
Os filhotes de cachorro podem crescer em velocidades diferentes.














Veja também:  Fotos do antes e depois mostram o incrível crescimento dos cães

Fatores que influenciam na velocidade de crescimento dos cães

A genética sem dúvida é uma grande influenciadora na velocidade em que o cachorro vai crescer, mas existem outros pontos a serem considerados. Um deles é a comida - tanto a qualidade quanto a quantidade. Conforme o animal cresce, a quantidade de nutrientes necessários pode ser maior.

Outros fatores a serem considerados são a saúde (doenças e parasitas), ambiente e a frequência de exercícios.

O cachorro vai crescer por quanto tempo?

Apesar das variações que podem acontecer, especialistas estimam o tempo de crescimento por porte. Para que atinja seu tamanho máximo:

  • Pequeno porte (abaixo de 10 kg): até os 10 meses;
  • Médio porte (de 11 a 25 kg): até 12 meses;
  • Grande porte (26 a 44 kg): até 15 meses;
  • Porte gigante (acima de 45 kg):  aproximadamente 18 a 24 meses.

Existem outros métodos para saber se os cachorrinhos chegaram ao seu tamanho máximo. Um deles é checar se o espaço entre as costelas diminuiu. Saber a média de tamanho dos pais do animal também pode ajudar. 

Leia mais:  Conheça os diferentes tipos de tosa e escolha a melhor opção para seu cachorro

Quando se trata de cachorros sem raça definida, decobrir por quanto tempo ele irá crescer é muito difícil, é possível apenas ter uma ideia. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!