Cachorros estão sempre engolindo, mastigando ou apenas se divertindo com objetos na boca. Bolas, gravetos, ossos ou meias, eles estão sempre brincando e o risco de engasgarem com alguma dessas coisas é grande. E alguns sinais podem indicar um cachorro engasgado.
+Como lidar com a mordida dos filhotes?
Correr ou andar em círculos, levar a pata à boca e agir de forma desorientada podem sinalizar um objeto ou alimento preo na garganta do pet. Para evitar o cachorro engasgado
e manter o cão sempre seguro, é recomendado evitar determinados brinquedos ou ossinhos.
É bom ter em mente algumas técnicas
, caso o pet engasgue, já que a ação ter que ser rápida. Na hora que o cachorro estiver nessa situação não vai dar tempo de procurar esses métodos na internet.
Sinais de que o cão está engasgando:
- Levar a pata à boca
- Tossir constantemente?
- Babar
- Fazer muito esforço para respirar
- Gengiva fica azulada ou esbranquiçada
- Vômito
- Choramingar, como se estivesse com dor ou apresentar um incômodo
+8 atitudes do tutor que todo cão odeia
Procure ajuda
Se o cão estiver engasgando ou o tutor tiver em dúvidas sobre isso, deve-se ligar o mais rápido possível para o médico veterinário. Ele vai te orientar em relação aos primeiros socorros e provavelmente vai falar para levar o cão para emergência imediatamente.
Se não der para ligar para o veterinário, o ideal é levar em alguma emergência 24 horas. Inclusive é bom sempre saber onde tem uma mais próxima da sua casa para essas situações.
Talvez o cachorro consiga tossir o objeto
No início, se o cão conseguir expelir o motivo do engasgo sozinho é melhor. Espere por alguns momentos até ver que ele consegue respirar bem. Do contrário, comece a ajudá-lo no mesmo instante e considere correr à emergência.
+É possível cuidar de um cão mesmo sem muito dinheiro
Como ajudar o cachorro?
Para otimizar o tempo, tente olhar dentro da boca do cão para saber o que está fazendo-o engasgar. Abra a boca dele gentilmente, mova a língua dele para o lado se necessário para que possa olhar a garganta. Uma lanterna pode ajudar a iluminar, se estiver muito escuro. Depois de localizado o objeto, retire cuidadosamente com as mãos ou com uma pinça.
Uma fato fundamental é: se você não conseguir ver claramente o objeto para retirá-lo da garganta do cachorro, não continue procurando. O tutor pode piorar ainda mais a situação, empurrando sem querer o objeto ainda mais fundo na garganta do animal. Se o cão estiver em pânico também é indicado não tentar nada, já que ele pode morder.
Como desobstruir a garganta?
No caso de de do cão pequeno ou médio, pegue-o por suas pernas traseiras. Segure-o de cabeça para baixo e tente sacudir o objeto de sua boca, aproveitando a força da gravidade.
+Aprenda a fazer brinquedos para cachorro reciclando objetos de casa
Para os cachorros grandes: segurar o cão de cabeça para baixo, mas em vez de manter o cão de cabeça pra baixo (quase impossível!), mantenha suas patas dianteiras ainda no chão e levante as patas traseiras (da mesma forma como segurando um carrinho de mão), inclinando-o para frente.
O que fazer se não conseguir?
Para cães de até 20kg: usando a palma da mão, aplique 4 a 5 golpes fortes no cão, entre os omoplatas.
Para cães maiores que 20kg: vire o cão para o lado, coloque a palma da sua mão no meio do peito do cão. Segure por 2 segundos e solte por 1 segundo. Repita 60 a 90 vezes por minuto.
Técnica Heimlich
Caso o cão ainda não consiga respirar, existe também essa técnica, muito utilizada em seres humanos, para tentar remover o objeto que obstrui a respiração do seu cão. Só comece a fazer isso se você vir seu cachorro colocar algo pequeno na boca, se está colocando a própria pata na boca como se tentasse arrancar o objeto ou se ele não está conseguindo respirar. Lembre sempre de tomar cuidado com qualquer atitude que tomar com o cachorro engasgado.
+"Não sei em qual veterinário levar meu pet": saiba como escolher um adequado