A maioria dos cachorrinhos adoram brincar com ossos, seja na versão artificial ou aqueles de frango. É muito comum os tutores oferecerem os que sobram daquela refeição com carne, mas não é muito indicado. Esses ossos para cães podem ser bem prejudiciais à saúde.

+Humanos e animais podem ter doenças em comum; saiba quais

Ossos para cães podem prejudicar a saúde deles?
Reprodução/ Redes Sociais
Ossos para cães podem prejudicar a saúde deles?

Os ossos para cães que têm material artificial normalmente têm corantes em sua composição e se ingeridos por tempo contínuo, contribuem para o aparecimento de doenças alérgicas ou intolerância gástrica.

Por engolirem compulsivamente os pedaços do osso, os pets podem engasgar com partes grandes. Além disso, o material pode virar como se fosse uma gelatina dentro do corpo do cão, causando diarreia, vômitos e pode até obstruir as vias respiratórias. 

Esse material é muito resistente e contribui para a má digestão do cão, além de poder conter formaldeído, arsênico ou estar contaminado com salmonela. Portanto, pense bem antes de comprar esse tipo de brinquedo para seu cão.

+Pensa em adotar um cão? Confira as vantagens de ter uma fêmea

Ossos para cães podem prejudicar a saúde deles?
Reprodução/ Redes Sociais
Ossos para cães podem prejudicar a saúde deles?

A alternativa para agradar o pet são os palitinhos compostos por vitaminas e probióticos e são mais naturais. 

Ossos recreativos

Mesmo se tratando de ossos in natura , como fêmur bovino, ainda com carne, cartilagem e recheado de tutano, não são indicados para complementar a  alimentação dos pets. Esse tipo de osso não deve ser mastigado e engolido, só serve para roer, porque ajuda na limpeza dos dentes e estimula os cães mentalmente.

Quando um cão rói ossos, chamados recreativos, e em especial aqueles que ainda contêm carne e demais partes moles, é como uma boa escovada de dentes, porque ajuda a reduzir o tártaro, o mau-hálito e os riscos de gengivite. 

Cuidados necessários

Ossos duros demais e crus podem ser cozidos, por ser mais fácil de digerir. Se o bicho demonstrar dificuldade em evacuar e o cocô estiver muito duro ou seco diminua a quantidade de ossos ou, em último caso, substitua-os de vez por garrafas pet ou outro passatempo-petisco menos perigoso.

Além disso, não se esqueça de correr com ele ao veterinário se a prisão de ventre persistir!) Ossos recomendados incluem os das articulações e peitoral do boi e os maiores cheios de tutano.

+O que precisa ser feito para tratar a unha encravada dos cães

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!