Há diversas doenças de animais que os donos não têm como perceber, esse é o caso da miíase, uma infecção na pele causada pelas larvas das moscas. O inseto pode picar qualquer ser vertebrado (inclusive em humanos), mas os cachorros estão mais expostos a esse problema.
+Sabe o que é FIV? Conheça tudo sobre a temida Aids felina
A miíase ou bicheira, como é popularmente conhecida, acontece mais em países tropicais e subtropicais, como os da America Central, América do Sul, África e alguns componentes das ilhas do Caribe. Animais de rua estão mais propensos a pegar essa infecção, pois ela vem pela falta de higiene do bichinho ou o lugar em que ele estiver vivendo.
Tipos dessa infecção
Dependendo do jeito como os ovos da mosca infectar o animal, essa doença pode ser classificada em três tipos:
Primária: é quando a bicheira atinge a pele saudável e no momento em que ela se rompe, as larvas invadem apenas o primeiro tecido da pele, causando uma pequena ferida. O inseto que faz essa ferida é a Dermatobia hominis , a famosa varejeira.
Secundária: neste tipo, as moscas Cochliomyia hominivorax deixam os ovos em feridas que já estão abertas, fazendo com que as larvas se alimentem desse teciido necrosado.
Acidental: esse é o jeito mais comum em animais, ele acontece quando o cão ou o gato ingerem algum alimento que já está com larvas das seguintes variedades de insetos: Stratyomidae (Hermetia illuscens), Syrphidae, Muscidae e no caso menos comum, mas mesmo assim provável Tephritidae, o popular bicho de goiaba.
+Medicamentos humanos podem ser dados para cães e gatos?
Sintomas
Os sintomas que você deve ficar atento nos animais são: fortes dores em alguma área do corpo, resistência em se mexer ou dificuldades ao andar. Se a pele estiver inchada em apenas um local é bom levar ao veterinário também. Por mais que a miíase em cães seja mais comum, fique alerta também em outros bichinhos que você cuida.
+Cientistas criam vacina para combater gripe canina
Tratamento
Nunca de remédios por conta própria ao seu pet, isso pode fazer com que outros problemas apareçam. Leve-o imediatamente para o veterinário, pois ele irá remover esses vermes um a um com uma pinça. Feito isso ele vai receitar uma solução médica para você passar no bichinho duas vezes ao dia.
Sempre manter limpo o local em que o animal fica é uma das maneiras de prevenir a miíase. O controle desta doença parece bobo, mas é muito importante, pois ela causa prejuízos aos animais.