Os cuidados que todo dono de cachorro deve ter são muitos e vão desde alimentação e banho até a saúde. Mas, graças a evolução da medicina e a maior oferta e procura dos produtos do setor, hoje existem muitas formas de garantir o bem estar dos animais. Uma delas é a prevenção de doença por meio de procedimentos que proporcionam o equilíbrio corporal , como é o caso da massagem em cachorro.
Muitas pessoas param de dar atenção ao assunto quando escutam do que se trata, mal sabem elas que a massagem em cachorro é um procedimento extremamente eficaz e que não é um representante exclusivo do mercado de luxo para pets. Isso porque ela pode ser feita em casa, causando uma melhora na circulação, diminuição do stress e outros benefícios de forma gratuita.
Benefícios da massagem em cachorro
A massagem é muito reconhecida e indicada para os humanos, sendo recomendada para quem possui problemas na coluna, dores no corpo ou para a diminuição do stress e prevenção de possíveis doenças. Para os cachorros o cenário não é diferente, a sensação de relaxamento e renovação pós sessão de massagem também ocorre com eles. Isso acontece porque os hormônios liberados pelos humanos e pelos cães durante o precesso são bem parecidos.
Dessa forma animais que são massageados com frequencia possuem uma melhora na circulação, na recuperação muscular, na flexibilidade, na imunidade do animal, no combate de doenças e na reteção de líquido. Com as diminuições do stress e de possíveis dores coporais e musculares melhoram o bem estar e a qualidade de vida dos cães.
Além disso, o toque promove uma intereção muito maior do dono com seu animal de estimação. E se essa relação é sinônimo de prazer, haverá a construção de um laço de confiança e entrega muito mais forte. Dessa forma problemas como a falta de obediência podem ser solucionados mais facilmente.
Como fazer a massagem no cachorro
Antes de qualquer coisa vale lembrar que a massagem em cachorro é um procedimento médico veterinário, então não deve ser feito sem nenhum tipo de instrução. O mais recomendado é que o dono faça algum curso antes de iniciar a prática.
Existem alguns passos para iniciar o procedimento. O primeiro é deitar o animal de lado e mantê-lo tranquilo. A massagem das pernas é feita com movimentos curtos e circulares. Na coluna e no corpo os movimentos são compridos, seguindo de uma extremidade a outra. Os pontos atrás da cabeça, após o crânio, também são importantes. A pressão nas mãos é um pouco maior do que quando se faz um carinho, mas não deve ser muito forte.