Como fazer o gato parar de arranhar o sofá?

Cada pet com o seu costume

Os animais de estimação tornam qualquer ambiente em um local mais alegre e completo, mas também trazem algumas responsabilidades e dores de cabeça. Assim como um cão pode morder os móveis de uma casa, os gatos provavelmente vão dar um jeito de arranhar tudo.

shutterstock

Por que os gatos arranham?

Esse é um comportamento perfeitamente normal dos felinos, instintivo, e eles agem assim desde que nascem. Esse hábito serve para afiar as unhas, fazer alongamento, demarcar território por olfato e também visualmente – literalmente deixando a sua marca.

Um local familiar

Os gatos fazem isso não apenas para que os outros gatos saibam que ele esteve por ali, mas também para que o local fique mais reconhecível para ele. Por isso tendem a preferir arranhar itens que estejam em locais de passagem de pessoas e também outros animais.

O que fazer para prevenir

Algumas medidas podem ser tomadas para evitar que o sofá, pufe ou cama sejam destruídos pelos bichanos. Uma delas é manter as unhas do pet sempre bem aparadas. Outro ponto importante é ter arranhadores disponíveis em locais estratégicos da casa – locais onde o gato geralmente passa.

shutterstock

Arranhadores

Existem várias opções diferentes, vendidas em pet shops e até feitos em casa. O importante é condicionar o pet a usá-los, uma dica é colocar um pouco de catnip no começo. Com o tempo, se tornará um hábito natural.

shutterstock

A melhor posição

O ideal é pensar na melhor altura e posição para instalar os arranhadores. Alguns gatos preferem na horizontal, como um tapete de sisal, por exemplo. Outros já preferem na vertical. O ideal é que eles consigam se esticar, então o arranhador não deve ser menor do que a altura do gato quando está de pé (sobre duas patas).

shutterstock

Protegendo o sofá

Até que os gatos estejam acostumados, é importante proteger os móveis. Ao comprar um sofá novo também é válido pensar em um que tenha tecido que seja menos atrativo para os felinos. Uma dica é o aquablock, que conta com uma textura que impede também a absorção de água.

Wirestock/Freepik

Invista em uma capa

Caso um sofá novo não seja opção, ou prefira outro tipo de tecido, é válido investir em uma capa feita com um tecido mais resistente. Além de proteger dos arranhões, ajuda a impedir que o sofá se encha de pelos. Quando a visita vier, basta retirar a capa e mostrar o sofá limpo e intacto!

Wirestock/Freepik

Acompanhe o Canal do Pet também no telegrama!

Divulgação