Falta pouco mais de uma semana para o feriado de Carnaval, que acontece oficialmente no dia 5 de março. Mas, a folia começa muito antes disso e a agenda dos finais de semana já está repleta de blocos que saem pelas ruas dos grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro. Para aproveitar a festa, as pessoas investem em fantasias e muito brilho e nem os cães escapam. Só que no caso dos bichinhos, os cuidados devem ser outros e a escolha da fantasia de Carnaval para cachorro tem que ser muito cuidadosa.
Passar glitter nos animais, por exemplo, é extremamente proibido, já que o item pode causar problemas de saúde como fortes alegias. Já a fantasia de Carnaval para cachorro está liberada desde que siga alguns requisitos.
Para garantir a segurança do pet que vai usar fantasia durante a folia, confira algumas dicas.
O conforto do cachorro
Não importa o quão legal a fantasia seja, se ela for muito grande, elaborada e causar desconforto para o animal, ela não é uma opção. Pense que o cachorro ficará vestido por algum tempo e a roupa poderá limitar seu andar, impedir que ele corra e, consequentemente, deixá-lo estressado. Sem contar o calor.
Por isso, é importante que a fantasia seja do tamanho exato do animal, não esteja apertada nem muito larga. Tenha certeza de que as patas estão se movimentando sem nenhum impedimento.
Além disso, o cachorro deve estar confortável em vestir alguma coisa. Muitos pets não gostam de roupas e acessórios, quem dirá de fantasias. Se esse for o caso do seu bichinho, não insista. Isso pode deixá-lo estressado e causar até problemas de saúde.
Leia também: Hipertermia: o super aquecimento do corpo dos cães no calor
O material da fantasia
O tecido que a fantasia é feita também influencia muito. Materiais que coçam ou pinicam podem incomodar o animal e impedi-lo de aproveitar um passeio durante o Carnaval. Opte sempre por itens de boa qualidade.
Acessórios e detalhes
Conforto e material de qualidade garantidos, é preciso prestar atenção nos detalhes. Peças muito pequenas e brilhantes nas roupas podem ser arrancadas e engolidas pelo animal. Já acessórios com eláticos que são presos na cabeça podem ser muito desconfortáveis.
Fantasia de Carnaval para cacahorro decidida, é hora de curtir a folia e ir para bloquinhos. Opte por levar o cão em comemorações de bairro, que não juntem multidões. O horário também deve ser um fator importante para a escolha, não é recomendado sair em períodos muito quentes. Leve água para manter seu bichinho hidratado e boa folia!