Porquinho da Índia é um animal pequeno que costuma ficar preso na gaiola, afinal, deixá-lo solto pela casa sem supervisão pode ser perigoso. Por passar a maior parte do tempo em um espaço delimitado, é importante se preocupar com as dimensões e o que o local oferece de interessante para ele. Por isso, uma ótima opção é construir um cercado para Porquinho da Índia. 

Geralmente, os Porquinhos da Índia vivem em locais fechados
reprodução shutterstock
Geralmente, os Porquinhos da Índia vivem em locais fechados

Existem alguns prós e contras na comparação entre a gaiola e o cercado para Porquinho da Índia, por isso muitas pessoas ainda ficam na dúvida de qual escolher. Enquanto a gaiola serve também para o transporte e "protege" melhor o animal por ter espaço menor entre as grades, o cercado fica em local fixo, é maior, traz mais possibilidades de enriquecimento ambiental, mas é mais aberto, não tem uma cobertura gradeada e o espaço entre as grades são maiores. 

Por isso, antes de decidir entre o cercado e a gaiola, é preciso analisar o ambiente em que o animal ficará. Se for um local fechado, como um apartamento ou o interior de uma casa, o cercado poderá ficar no chão com segurança. Porém, se o local for mais aberto, como um jardim, e houver o risco de contato com outros animais, como cobras e formigas, o ideal é ter uma gaiola que fique em local elevado. Outro ponto a ser observado é a presença de crianças no ambiente, é preciso tomar cuidado para que elas não peguem e apertem os bichinhos.

Caso o seu ambiente seja o ideal para constuir um cercado, confira todas as dicas a seguir. 

Comprando o cercado para Porquinho da Índia

undefined
Pinterest

O cercado para Porquinho da Índia oferece bastante espaço para o bichinho

Muitas lojas especializadas em produtos para animais de estimação já vendem o cercado completo, o dono do porquinho só tem o trabalho de montá-lo. Os mais comuns são os feitos de aramados metálicos pintados e unidos por conectivos de polipropileno. 

Você pode escolher as dimensões ideais para a quantidade de porquinhos que possui e comprar o cercado até pela internet. Uma opção com dimensões em torno de 90x60x30 centímetros proporciona espaço suficiente para o enriquecimento ambiental do espaço. Se preocupe também com as medidas do espaçamento da tela para garantir que seu bichinho não consiga escapar. 

Alguns cercados já vêm com rampa e estrutura para montar o segundo andar, o que é muito interessante. 

Montando o cercado 

Quando você compra o cercado pronto, ele já vem com as instruções de montagem. Mas, não se preocupe, a missão é bem simples. Basta unir as grades usando os conectores. O segundo andar e a rampa são presos com abraçadeiras, mais conhecidas como "enforca gatos". 

A dica para facilitar a monagem é unir as grades em pares, para depois montar a estrutura final. Se o seu cercado tiver segundo andar e rampa, deixe essa parte por último. 

Una todas as grades até formar o retângulo. Depois, use as braçadeiras para prender a base do segundo andar e a rampa por todos os cantos. O teto do segundo andar será a última peça a ser colocada e funciona por encaixe. 

Para dar a estrutura da grade como finalizada, certifique-se de que tudo está bem encaixado e firme, principalmente o segundo andar e a rampa. Se necessário, use mais abraçadeiras. 

Leia também: Feno para porquinho da Índia: como escolher o ideal?

A base do cercado

Com a estrutura do cercado montada, é hora de pensar na base, onde os porquinhos da Índia irão pisar e também fazer suas necessidades. 

A parte rígida da base geralmente é feita com uma polionda, material semelhante ao de uma pasta escolar. Essa polionda é reutilizável, mas deve ser encapada para só depois poder ser utilizada como forrado para o cercado. As pessoas costumam usar o soft, um tecido que não absorve a urina dos bichinhos e deixa o solo confortável, para isso. 

Embaixo do soft é colocado um material absorvente, para reter a urina. Uma boa opção é a fralda, daquelas utilizadas por cães. Ela pode prolongar o tempo de duração da estrutura da base do cercado e a troca passa a ser de 3 em 3 dias, mais ou menos. 

Para montar a base, coloque fralda em cima da polionda, e cole-a com fita adesiva na parte de baixo, como se estivesse encapando um caderno. Depois faça a mesma coisa com o soft. 

Para a manutenção dessa superfície, coloque o Porquinho da Índia em outro local e use uma vassoura para tirar a sujeira de cima. Retire o soft e a polionda e substitua por outros limpos. O soft pode ser lavado para reutilização posterior. 

Enriquecimento ambiental do cercado para Porquinho da Índia 

Os Porquinhos da Índia costumam adorar caminhas em forma de toca
Arquivo pessoal
Os Porquinhos da Índia costumam adorar caminhas em forma de toca


Com tudo montado e em ordem, é hora de fazer o enriquecimeto ambiental, ou seja, deixar o espaço confortável e interessante para o animal. A lista a seguir mostra alguns itens interessantes para colocar no cercado. 

  • Toquinha para Porquinho da índia: as tocas são um espécie de "porto seguro" para esses animais. Eles se sentem muito confortáveis em dormir nelas. 
  • Redes: a rede tem formato quadrado e pode ser presa na própria grade do cercado. Geralmente, é utilizada pelo bichinho para relaxar. 
  • Canos de PVC: os porquinhos amam se enfiar em buracos e canos de PVC, de tamanho pequeno, podem ser um ótima brincadeira para eles. 

Além disso, não se esqueça de itens fundamentais como bebedouro sempre com água fresca e um local para que o animal possa defecar.

Leia também:  Seu Porquinho da Índia fêmea engravidou? Saiba o que fazer

Agora que o cercado para Porquinho da Índia está pronto e cheio de entretenimento, é só aproveitar a companhia do bichinho. Num espaço grande e interessante, ele sofrerá muito menos com estresse e poderá se exercitar mais, o que melhora a saúde e o bem estar dele. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!