Você sabia que os pets também sofrem com o horário de verão? Veja como ajudar

Assim como nós, o relógio biológico dos pets também é alterado com a mudança no horário

No último domingo (4) os relógios de quase todos os estados brasileiros foram adiantados uma hora para dar início ao horário de verão. Muitas pessoas não gostam dessa mudança, pois demoram a se adaptar e ficam sonolentos por vários dias. E, assim como nós, os animais de estimação também são afetados pela troca do horário.

Leia também: Os cuidados específicos que o dono deve ter com o cachorro durante o verão

O horário de verão faz com que o nosso relógio biológico natural seja altere, por isso demora alguns dias até acontecer a adaptação completa. Com os pets não é diferente. Eles estão acostumados com a rotina seguindo um padrão e de repente tudo muda. Dentre as consequências estão sonolência e mudança na alimentação.

O recomendado é tentar manter a rotina, para que ele se acostume aos poucos com o novo horário. Porém, nem todos os bichinhos conseguem se adaptar sozinho e precisam de ajuda dos donos. 

Ajudando o animal com o horário de verão

Os pets também sofrem com o horário de verão e dentre as consequências estão sonolência e mudança na alimentação
Foto: reprodução shutterstock
Os pets também sofrem com o horário de verão e dentre as consequências estão sonolência e mudança na alimentação

Primeiramente, tente alterar aos poucos os horários do bichinho para que vá se acostumando. Essa dica vale para as refeições, passeios e outras necessidades. Por exemplo, se o pet come às 13h, continue oferecendo nesse mesmo horário durante os primeiros dias (no caso, às 14h) e vá, aos poucos, mudando a refeição para a atual 13h. 

Esse cuidado evitará comportamentos inadequados e latidos excessivos. Não fique preocupado se o bichinho ficar mais lento, preguiçoso e sonolento. É uma reação comum nesse período de transição, atingindo também os humanos.

Leia também: Hipertermia: o super aquecimento do corpo dos cães no calor

Outra recomendação é manter os bebedouros sempre cheios. Com a chegada do verão e o aumento da temperatura, é muito importante manter o pet hidratado. Lembre-se de manter a água da vasilha sempre fresca e não se esqueça de oferecer ambientes arejados ao animal.

Fique atento, também, se o peludo está se alimentando normalmente para evitar maiores complicações. Cuidado com o uso de ventiladores e ar condicionado, pois podem provocar problemas respiratórios. 

Além desses cuidados, outras dicas bem importantes são:

  • Evite passear e fazer atividade física nos horários mais quentes, das 10h às 16.
  • Cuidado com a temperatura do asfalto para não queimar as patinhas do animal.
  • Faça pausas durante as caminhadas para que o animal tome água e descanse. Se preciso, borrife um pouco no corpo dele. 
  • Não deixe de utilizar protetor solar específico para pets, principalmente no focinho, extremidades das orelhas e barriga.
  • Fique muito atento a picadas de insetos, pulgas e carrapatos, pois o tempo quente favorece a proliferação.
  • Se for para o litoral com o bichinho, se previna contra a dirofilariose. Procure um veterinário para se informar sobre vacina ou vermífugo.
  • Mantenha a carteira sempre em dia para evitar problemas na saúde. 

Leia também: Cães braquicefálicos necessitam de cuidados especiais durante o verão

Seguindo essas dicas, em pouco tempo o animal se acostumará ao horário de verão e, quando ele terminar, tenha os mesmos cuidados para a readaptação.