Cães braquicefálicos necessitam de cuidados especiais durante o verão

Pugs, Buldogs, Shih Tzus, lhasas e todos os cães que possuem focinho curto podem ter mais dificuldade para respirar no calor

Os cães braquicefálicos são aqueles possuem focinho "amassado". As raças mais conhecidas que possuem essa característica são Pug, Buldog, Lhasa Apso , Boxer, Pequinês e Shih Tzu. Apesar da aparência fofa, a condição trouxe alguns problemas de saúde para esses animais, o principal deles está relacionado à respiração, já que a "cabeça achatada" faz com que o focinho seja mais curto e que as trocas de ar ocorram com dificuldade. 

O pug é um dos cães braquicefálicos
Foto: shutterstock
O pug é um dos cães braquicefálicos

A maior parte desses problemas respiratórios esta ligada à síndrome respiratória braquicefálica, conjunto de condições que afetam de formas diferentes os cachorros braquicefálicos . Entre eles estão hipertermia, problemas com os olhos e hipoplasia traqueal (estreitamento da traqueia).

+ Cães braquicefálicos: cuidados especiais com os pets de focinho achatado

O calor pode piorar a situação. De acordo com Gabriella Bianque, especialista do Centro de Atendimento Veterinário Cave Tijuca, esses animais correm mais risco de sofrer hipertermia - aumento da temperatura corpórea - por excesso de calor, além de ficarem ofegantes com esforço mínimo. Por conta disso, merecem cuidados especiais. 

Hora do passeio 

Tanto no inverno, como no verão, sempre é recomendado que os donos não levem o animal para passear quando o sol está forte. "O Brasil possui temperaturas muito altas no verão, mesmo pela manhã, então é importante ter cuidado com o excesso de calor para não prejudicar seu pet. O ideal é que os animais saiam de casa com a temperatura de 21ºC", orienta a veterinária. 

Foto: shutterstock
Não é recomendado levar um Shih Tzu para passear quando está muito quente


+  O que fazer com o cão que só faz xixi na rua? 

A Hipertermia

Durante o verão, o cuidado deve ser ainda maior devido ao risco de hipertermia. Uma boa dica é usar bebedouros que deixam a água do pet geladinha, além de fazer uso de tapetes térmicos que mantém a temperatura entre 5 a 10ºC abaixo da temperatura do ambiente, permitindo que o animal de estimação fique sempre fresquinho e evitando o aumento excessivo de sua temperatura. 

Crises respiratórias 

"Alguns pets usam bombinha para controlar a asma, mas é necessário fazer o diagnóstico correto, já que a dificuldade respiratória pode ser confundida com a alteração anatômica das raças", explica a veterinária.

Em casos mais graves, é preciso recorrer para cirurgias que podem ser realizadas para auxiliar a ventilação dos braquicéfalicos, como a rinoplastia (que consiste em aumentar a passagem de ar pelas narinas) e a redução do palato mole (que aumenta o lumen da região da orofaringe). 

Veterinário

A dificuldade respiratória nesses animais pode ter diferentes causas, por isso é importante que o dono saiba exatamente quais são os pontos fracos do animal. Assim, qualquer problema com cães  braquicefálicos  durante o calor poderão ser resolvidos com mais facilidade e rapidez.