Um dos cuidados básicos na vida do cão é o banho. Só assim ele ficará limpinho e cheiroso para aproveitar com os donos. Já o processo de secagem dos pelos é tão importante quanto. Nos pet shops costuma-se usar o secador para cachorro nessa etapa, porém os donos que dão banho em casa não imaginam o valor que esse aparelho tem.

Leia também: Fotos mostram que não são só os humanos que precisam de secador

A toalha não é suficiente para deixar a pelagem completamente seca, por isso o uso do secador para cachorro é indicado. Quando a secagem é mal feita, a pele e os fios ficam úmidos, criando um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias. As consequências disso são mau cheiro e doenças, como as dermatites. 

Tipos de secadores para cachorro

A toalha não é suficiente para deixar a pelagem completamente seca, por isso o uso do secador para cachorro é indicado
reprodução shutterstock
A toalha não é suficiente para deixar a pelagem completamente seca, por isso o uso do secador para cachorro é indicado


Esses secadores se diferem dos modelos comum pelo barulho. Os feito para cães tem um dispositivo que abafa o som estridente e regula os níveis de temperatura, pois os animais são bem mais sensíveis do que nós. 

Alguns também têm a opção "soprador", no qual utilizar ar em temperatura ambiente para cuidar das regiões mais sensíveis, como orelhas. Já outros modelos prezam pela agilidade da secagem, já que os pets ficam bem inquietos nessa etapa. 

Em relação aos modelos mais comuns, existe o de pedestal e aspirador. Ambos são feitos especialmente para cães, os quais podem ser vistos em pet shops e em clínicas veterinárias. O primeiro deles permite secar o cão em uma mesa especial para tosa, normalmente mais alta para conter o pet. O pedestal costuma ser regulável, vem com quatro temperaturas e tem partes giratórias para facilitar o trabalho. 

Leia também: Qual a quantidade ideal de banho no cachorro?

Já o aspirador tem o formato de um mini aspirador de pó. Ele é menos potente que o de pedestal e seu nível é no chão, mas é muito bom em desatar nós e eliminar os pelos mortos. Precisa de limpeza constante, porque tende a acumular muitos fios. Não é tão profissional comparado ao anterior, só que atende bem as necessidades dos profissionais em pet shops. 

Independente do modelo, os secadores para cães são bem caros e só vale a pena investir em casos especiais. Mas, para quem dá banho em casa mesmo, está liberado usar o secado comum desde que tenha alguns cuidados básicos. 

Cuidados ao utilizar o secador comum

Os secadores para cães são bem caros e só vale a pena investir em casos especiais. Mas, para quem dá banho em casa mesmo, está liberado usar o secador comum
reprodução shutterstock
Os secadores para cães são bem caros e só vale a pena investir em casos especiais. Mas, para quem dá banho em casa mesmo, está liberado usar o secador comum


Vale a pena ressaltar que algumas raças só podem ser secas usando equipamento profissional, como é o caso do yorkshire, poodle, maltês, lhasa apso e shih tzu. Tirando esses cães está liberado o uso do secador de cabelo.

Para que o procedimento seja feito corretamente, tire o excesso de água com a toalha. Isso fará a secagem ser bem mais rápida. Depois, ajuste a temperatura para o morno e vá tranquilizando o animal com petiscos. Ele pode não estar acostumado com o barulho e reagir mal. Se ele for propenso a coceira, não use o secador, pois o calor acentuará o problema.

Lembre-se de manusear o aparelho cuidadosamente e mantendo 10 cm de distância. Isso evita que a pelo seja queimado e a pele fique irritada. Proteja com a mão os olhos do cão ou direcione o jato para a parte de trás da cabeça. Já as orelhas, seque somente com algodão ou toalha, tomando cuidados com a parte interna. 

Leia também: Banho no cachorro sem estresse: saiba como escolher o pet shop ideal

Por último, vá escovando os pelos do animal durante a secagem para desatar os nós. Apesar do secador para cachorro facilitar esse processo, não tem necessidade em investir num aparelho tão caro, principalmente se os banhos em casa são raros. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!