A principal função de uma focinheira é impedir que o ser humano leve uma mordida. Apesar disso, muitos donos a enxerga com maus olhos. Como ela prende a boca do cachorro, é visto como objeto de tortura e desconforto. O problema é que não dá para impedir seu uso dependendo da raça ou do momento.
+ Conheça os tipos de focinheira e veja dicas sobre seu uso
Cães classificados como potencialmente perigosos são obrigados por lei a usar focinheira , por exemplo. Ela deve ser colocada quando eles passeiam em locais públicos, por causa do risco de morder as pessoas. Já em outras situações, como idas ao veterinário, o objeto entra em cena para impedir que o médico seja mordido. Nesses casos, o uso é indicado para todas as raças.
Dessa forma, não tem outra saída se não acostumar o cão a usar a peça. Se ele já estiver familiarizado, não resistirá e o momento de por não será traumático. Mas como fazer isso?
A importância de acostumar com a focinheira
Como a focinheira é um objeto estranho e que fica preso no rosto, é normal o animal se sentir incomodado. É importante acostumá-lo a usar para que não enxergue como uma punição ou algo negativo. Se não, toda vez que colocar, tentará tirar e ficará frustrado com a peça. Para que esse momento não seja sempre estressante, é importante ensinar desde cedo a ver o objeto como algo normal.
Apresentando a peça
O primeiro passo é apresentar a focinheira em um ambiente neutro antes de ele usá-la. Faça dela um objeto igual qualquer outro da casa. Mostre-a, permita que ele cheire e deixe em um local visível, como entre seus brinquedos. Dessa forma, não terá porque ele enxergar como algo ameaçador.
+ Como separar uma briga de cachorros?
Depois, coloque alguns petiscos ao redor da focinheira. Isso fará ele se sentir atraído por ela. Em seguida, coloque os prêmios dentro para induzi-lo a pôr o rosto. Não o force a se aproximar e nem a enfiar o focinho. Esse momento deve acontecer quando o cachorro estiver pronto.
Aos poucos ele ficará com menos receio de pegar o petisco dentro da peça. O dia que ele conseguir, dê comidinhas através da abertura frontal. Quando se aproximar, ponha o objeto corretamente e prenda atrás. Continue premiando-o e falando palavras de incentivo. Você vai ver que ele não se sentirá desconfortável dessa maneira.
Repetindo esse processo outras vezes o animal não terá mais receio. Além disso, o fato de já ter usado em casa algumas vezes não se sentirá desconfortável quando sair na rua. O peso da peça não será um incômodo.
Evite certas situações
Para que o cachorro não veja problemas em ter o focinho preso, é preciso evitar algumas situações desagradáveis. Caso contrário, todo o processo para se acostumar será jogado fora e ele começará a odiar a peça.
Primeiramente, é importante não colocar à força. Isso só irá piorar a situação e deixará o cachorro estressado. Evite também usar apenas em determinadas situações, como ida ao veterinário. Se não, ele irá enxergar o objeto de maneira negativa. Também não use como método punitivo, por tempo demais e sem supervisão.
+ Você está usando a coleira correta no seu cão? Confira dicas para escolhê-la
Se evitar colocar a focinheira em todas essas situações e acostumá-lo gradualmente com o uso, a peça não será mais um problema na casa. Porém, se durante o processo o cachorro continuar relutante e não aceitar de jeito nenhum, é indicado procurar um educador canino.