Pertencentes à família dos répteis, o lagarto vem ganhando espaço na vida de alguns tutores e, aos poucos, sendo considerado uma boa opção para animal de estimação. Isso porque é ideal para quem tem alergia a pelos, possuem pouco tempo disponível e procuram animais menos carentes de atenção.
+ Gifs vão te provar que gatos carinhosos existem
Mesmo que seja um animal reservado, o lagarto também precisa de cuidados básicos especiais. Sendo assim, separamos algumas curiosidades importantes para que você entenda um pouco sobre o cotidiano do réptil e tenha certeza se realmente é uma opção de bichinho viável para o seu estilo de vida.
Como eles são?
Eles são ótimas opções para os tutores que não possuem disponibilidade de espaço e tempo. Afinal, ficam dentro dos terrários e não carecem de atenção o tempo todo. No entanto, é uma péssima escolha para os tutores que gostam de carinho e afeto, já que este tipo de animal não é muito adepto a afabilidade.
Onde eles vivem?
Eles moram dentro de terrários, que são aquários com tampas, planejados especificamente para ficarem parecidos com seu habitat natural, possuem pedras, galhos, pequenos poleiros e uma caverninha para o animal se esconder e descansar. Geralmente, os terrários possuem lâmpadas que mantém o ambiente quente e iluminado, do jeitinho que os lagartos gostam e ficam confortáveis.
+ Estes cãezinhos já estão super animados para o Carnaval
Do que eles se alimentam?
Neste caso há duas possibilidades: comprar no pet shop alimentos específicos, ou alternativas caseiras como insetos, larvas, minhocas, folhas e legumes. Eles devem ser alimentados duas vezes por dia, mas é sempre bom consultar um veterinário, para que este recomende qual o melhor tipo de alimentação com base na espécie do seu lagarto.
Quais os cuidados básicos que preciso ter?
- Atentar-se à cauda do animal. Quando for manuseá-lo ou acariciá-lo, fique atento ao seu ataque que, quase sempre, virá por meio de uma chicotada com a cauda;
- Cuidar e manter higienizado o local em que vive, neste caso, o terrário. É preciso fazer a manutenção do ambiente limpando e trocando a areia que está lá dentro;
- Trocar diariamente a água posta para o animal beber;
- Saber que os lagartos possuem sangue frio, isso significa que qualquer temperatura mais elevada pode ser prejudicial, principalmente porque não conseguem controlar esta alternância. Às vezes é preciso até borrifar água em sua superfície.
+ 10 plantas venenosas para cães e gatos que são comuns em jardins e praças
Existem lagartos que medem centímetros, outros podem ter metros de comprimento e alguns vivem mais de 20 anos. Por este motivo, uma dica é anotar todas as espécies que te agradam e pesquisar na internet suas especificidades, apenas algumas delas são domésticas. Além disso, é preciso conhecer todos os meios legais para ter um lagarto em casa, geralmente é necessário documentação e autorização do IBAMA ou da Secretaria do Meio Ambiente. Esses procedimentos são necessários para combater o tráfico e a venda ilegal de animais exóticos.