Pertencentes à família dos répteis, o lagarto vem ganhando espaço na vida de alguns tutores e, aos poucos, sendo considerado uma boa opção para animal de estimação. Isso porque é ideal para quem tem alergia a pelos, possuem pouco tempo disponível e procuram animais menos carentes de atenção.

+ Gifs vão te provar que gatos carinhosos existem

Mesmo que seja um animal reservado, o  lagarto  também precisa de cuidados básicos especiais. Sendo assim, separamos algumas curiosidades importantes para que você entenda um pouco sobre o cotidiano do réptil e tenha certeza se realmente é uma opção de bichinho viável para o seu estilo de vida.  

Como eles são?

Eles são répteis, possuem o corpo coberto de escamas
reprodução shutterstock
Eles são répteis, possuem o corpo coberto de escamas


Eles são ótimas opções para os tutores que não possuem disponibilidade de espaço e tempo. Afinal, ficam dentro dos terrários e não carecem de atenção o tempo todo. No entanto, é uma péssima escolha para os tutores que gostam de carinho e afeto, já que este tipo de animal não é muito adepto a afabilidade.

Onde eles vivem?

Os lagartos vivem dentro de terrários com características próprias para sua espécie
reprodução shutterstock
Os lagartos vivem dentro de terrários com características próprias para sua espécie




 Eles moram dentro de terrários, que são aquários com tampas, planejados especificamente para ficarem parecidos com seu habitat natural, possuem pedras, galhos, pequenos poleiros e uma caverninha para o animal se esconder e descansar. Geralmente, os terrários possuem lâmpadas que mantém o ambiente quente e iluminado, do jeitinho que os lagartos gostam e ficam confortáveis.

+ Estes cãezinhos já estão super animados para o Carnaval

Do que eles se alimentam?

Sua alimentação pode ser comprada em pet shop, ou armazenada em casa
reprodução shutterstock
Sua alimentação pode ser comprada em pet shop, ou armazenada em casa


Neste caso há duas possibilidades: comprar no pet shop alimentos específicos, ou alternativas caseiras como insetos, larvas, minhocas, folhas e legumes. Eles devem ser alimentados duas vezes por dia, mas é sempre bom consultar um veterinário, para que este recomende qual o melhor tipo de alimentação com base na espécie do seu lagarto.

Quais os cuidados básicos que preciso ter?

Os lagartos precisam de uma série de cuidados especiais
reprodução shutterstock
Os lagartos precisam de uma série de cuidados especiais


  • Atentar-se à cauda do animal. Quando for manuseá-lo ou acariciá-lo, fique atento ao seu ataque que, quase sempre, virá por meio de uma chicotada com a cauda;
  • Cuidar e manter higienizado o local em que vive, neste caso, o terrário. É preciso fazer a manutenção do ambiente limpando e trocando a areia que está lá dentro;
  • Trocar diariamente a água posta para o animal beber;
  • Saber que os lagartos possuem sangue frio, isso significa que qualquer temperatura mais elevada pode ser prejudicial, principalmente porque não conseguem controlar esta alternância. Às vezes é preciso até borrifar água em sua superfície.

+ 10 plantas venenosas para cães e gatos que são comuns em jardins e praças

Existem lagartos que medem centímetros, outros podem ter metros de comprimento e alguns vivem mais de 20 anos. Por este motivo, uma dica é anotar todas as espécies que te agradam e pesquisar na internet suas especificidades, apenas algumas delas são domésticas. Além disso, é preciso conhecer todos os meios legais para ter um lagarto em casa, geralmente é necessário documentação e autorização do IBAMA ou da Secretaria do Meio Ambiente. Esses procedimentos são necessários para combater o tráfico e a venda ilegal de animais exóticos. 



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!