O cão é praticamente um filho para muitas pessoas. Ele é tratado como se fosse membro da família, então tem liberdade para sentar no sofá, dormir na cama dos donos, comer da mesma comida, etc. Não é ruim enxergar o animal como um ente querido e dar muito amor e carinho, mas o problema aparece quando ele começa a achar que pode fazer o que quer.

Mais:  Brincadeiras para cachorro: 9 atividades para praticar dentro de casa

Imagine o cachorro como uma criança. Se você a mima demais, não educa e coloca limites, ela se torna uma pessoa teimosa, infantil e irresponsável. O mesmo acontece com o pet. Pequenos erros deste tipo acontecem frequentemente dentro das casas, mas passam despercebidos pelos donos. E o problema de repeti-los aparece a longo prazo, quando o  cão já esta grande e inconsequente.

Lembre-se que até os animais precisam ser educados. Você deve assumir o posto de líder que dita as regras para ensiná-lo o que é certo e o que é errado. Um pet sem um dono orientador fica nervoso e estressado. Pensando nisso, e para evitar que estes exemplos aconteçam, veja uma lista de sete erros comuns cometidos por donos na hora de cuidar do cão.

1. Adestramento apenas após os 6 meses

É errado achar que antes dos seis meses o cão não está apto para ser adestrado. Alguns veterinários e adestradores tradicionais acreditam nessa ideia, mas ela não é mais vista como correta. Na verdade, o animal começa aprender logo que nasce. É a mãe que o ensina tudo quando filhote. Inclusive, dos dois aos quatro meses é a época que mais absorve novas informações. A escolha de adestrar só após os seis meses faz com que o cão pegue alguns vícios difíceis de mudar. Por isso, se você deseja um pet educado, comece o treinamento logo que ele chegar em casa. 

2. Dar sua comida para ele

Quem tem cachorro em casa sabe que a hora das refeições é um problema. Ele fica perto da mesa, com cara de pidão, latindo e pulando para chamar sua atenção e ganhar um pedaço de comida. E é claro que você nunca diz não e dá um poquinho. Este é um dos erros mais comuns cometidos pelos donos, pois você está ensinando ao cão que toda vez que tiver tal comportamento terá uma recompensa. No início é até bom agradar o pet, mas isso irá incomodar anos depois. 

Para resolver este problema, basta ensinar ainda filhote. Quando novinho, não sabe o que é certo e errado. Então, se ele ficar quieto enquando você come, dê uma recompensa, assim ele aprende que é certo ficar queito. E se ele pedir comida, seja forte e não ceda. Ignore-o completamente para que entenda o ensinamento.

Saiba mais:  Cachorro triste: saiba quando o pet está chateado com você

3. Não deixá-lo sair de casa antes de tomar as vacinas

É comum os donos acreditarem que antes de tomar todas as vacina o animalzinho está desprotegido e deve ficar em casa. No entanto, não é uma boa escolha isolá-lo do mundo quando filhote, pois ele pode ter problemas em socializar. É entre os dois e quatro meses que os cães estão mais aptos para aprender, então é importante que eles conheçam o mundo ao seu redor. Caso ele não seja estimulado quando filhote, irá estranhar tudo. Então, siga as recomendações do veterinário e não leve o animal para passear no chão da rua, mas é possível passear no colo ou carro. É imprescindível que ele se habitue com outras pessoas, cães e barulhos do dia a dia. 

4. Dar bronca sem ensinar

Não adianta nada brigar com o cão quando ele faz algo errado, pois ele não entende o que está dizendo. É por isso que a presença de um líder é tão importante. Cabe a ele orientar tais comportamentos. A melhor forma de resolver este problema é com punição e reforço positivo. Durante o treinamento, quando ele fazer algo correto, premie. Dessa forma, o animal fará a associação positiva e perceber que tal prática gera recompensas. Agora, se ele fizer algo errado, dê bronca e seja firme. Não faça carinho e nem elogie, só espere ele entender que o comportamento é errado.

5. Deixar o cão puxar a guia durante o passeio

Quando o cão sai andando e puxando a guia é desagradável para ele e para o dono. Ele não pode aprender que puxar a coleira é algo bom, pois irá continuar repetindo o ato. Por isso, o dono precisa ensiná-lo a andar com a guia frouxa. Não ande quando o animal começar a esticar a corda, para ele entender que não irá a lugar nenhum tendo esta atitude. Espere até a coleira fica frouxa para você continuar a caminhar.

Veja também:  Por quanto tempo podemos deixar o cachorro sozinho?

6. Ensinar o cachorro a ter medo de trovão, de veterinário ou de banho

Não é normal o animal ter medo de banho e veterinário, já trovões e fogos de artifício sim. Mas, se na hora que essas situações acontecem, o dono faz carinho e acolher o cão, ele irá entender que existem motivos para ter medo. Nesses casos, o proprietário precisa ter uma postura de líder. Passe segurança e tranquilidade, como se nada tivesse acontecendo. Distraia o pet com brincadeiras e faça entender que não existe perigo. 

7. Nunca deixar o cão sozinho

No começo, todo mundo da família fica grudado ao animal. Passam horas dando atenção, mimando e não saem de perto. Isso se tornará um problema quando todos tiverem que sair de casa. Como foi acostumado a essa vida, ele terá sérios problemas ao ficar sem ninguém, pois não foi preparado para isto. Começará a chorar, arranhar porta, incomodar os vizinho, destruir móveis... e por aí vai. Logo quando filhote, evite dar atenção quando ele começar a latir e fazer manha. Assim, ele vai entender que você só chega quando ele fica quieto. Além disso, vá acostumando a distância entre vocês aos poucos dentro de casa. Ele precisa aprender a ficar sozinho durante momentos no dia. 

Mais:  Será que é bom dormir com o cachorro na sua cama?

Seguindo estas dicas seu cão se tornará bem mais educado e equilibrado. Mas lembre-se, é preciso ensinar tudo ainda quando filhote para ter efeito a longo prazo. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!