O verão está se aproximando, aos poucos as temperaturas ficam elevadas e o excesso de sol e calor pedem alguns cuidados especiais. Assim como os seres humanos precisam se hidratar bastante, alimentar-se de maneira leve e usar protetor solar quando exposto, os cães e gatos também devem seguir algumas regras. Como eles sentem muito calor e começam a suar devido à quantidade de pelos, é comum os tutores encontrarem maneiras de refrescá-los e uma delas é o ar condicionado. Mas será que isso é bom para a saúde deles?

+Os cuidados com o pet no verão precisam ser redobrados, fique atento

O ar condicionado ajuda a refrescar o animal, mas pode desencadear problemas respiratórias
shutterstock
O ar condicionado ajuda a refrescar o animal, mas pode desencadear problemas respiratórias

Durante os períodos mais quentes do ano, é preciso cuidar para o pet não ficar desidratado, ter problemas de pele ou queimaduras. Além disso, se a temperatura corporal do animal sobe muito ele pode desenvolver  hipertermia e ainda outras doenças ligadas a parasitas e contaminações. Por isso, o ideal é deixar o bichinho em local arejado e fresco, mas sempre tomando certos cuidados ao climatizar um ambiente com ventilador e ar condicionado .

Desvantagens do ar condicionado

Uma das questões de saúde que acomete vários bichos, em especial os cães de focinho achatado , é o problema respiratório . Isso pode ser desencadeado por vários fatores, como o excesso de calor, a obstrução da cavidade nasal e temperaturas baixas.

Durante o inverno e o outono, momentos de frio, é comum os animais sofrerem mais. Porém, alguns veterinários notam que durante o calor há muitos casos de complicações ao respirar e conclui-se que há uma participação importante do ar condicionado nessa condição de saúde. Não é raro o aumento dos casos de  pneumonia e bronquite, não totalmente desencadeados, mas impulsionados por esse meio de refrigeração.

undefined
shutterstock

É normal os cães sentirem muito calor durante o verão, mas cuidado com o ar condicionado

Eles são também mais sensíveis a ambientes gelados e é necessário tomar cuidado ao mantê-los em piscinas, banhos frios e locais com muito vento. Depois de um certo tempo sob o ventilador ou ar condicionado as vias aéreas nasais do bicho começam a ficar ressecadas e deixa-o mais suscetível a ser contaminado por vírus e bactérias.

Apesar disso, em momentos mais rápidos como dentro do carro, em um passeio, é possível ligar o ar condicionado e refrescar o ambiente. Assim como dentro de casa, a temperatura deve estar amena, em torno de 23 graus, para não deixar o animal com frio nem prejudicar sua saúde - mas sem dormir com ele dessa forma a noite toda.

Soluções alternativas

Para refrescar o cão ou gato, o ideal é mantê-lo em um lugar de piso frio, para deitar e refrescar a barriga. Deve estar sempre  hidratado e ter potes de água por perto. Se for levá-lo para passear, prefira os horários de menos sol, como antes das 10h da manhã e depois das 16h, quando o calor fica mais ameno.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!