Tamanho do texto

Existe capa de chuva e sapatinhos para evitar o contato do cão com a água

É comum muitos cães precisarem de exercícios diários e os passeios se tornam imprescindíveis para manter a saúde do animal. Mesmo em dias de chuva o cachorro fica agoniado para sair e alguns estão acostumados a fazer suas necessidades apenas na rua, o que torna a saída ainda mais importante. Mas, assim como em dias de sol extremo, o pet precisa de cuidados específicos para não ter sua pele prejudicada.

+Confira dicas para cuidar do cão durante o frio

O cão vai enfrentar chuva? Saiba como prepará-lo
Reprodução/ Pinterest
O cão vai enfrentar chuva? Saiba como prepará-lo

Existem acessórios que podem auxiliar na diversão do pet e mantê-lo seguro e seco. Algumas dicas ainda ajudam os tutores de primeira viagem a preparar o cão da melhor maneira para saírem na chuva sem grandes problemas. 

Os banhos em dias chuvosos podem ser evitados, a não ser que o cão esteja realmente necessitado dessa limpeza. Como a umidade já está alta, cachorros com pelagem mais grossa demoram mais para secar e não é saudável ficarem úmidos, ainda mais na região das orelhas, onde podem desenvolver infecções mais sérias. O secador para animais é ótimo para resolver esse problema. 

+Saiba como dar banho em cachorro sem sair de casa

A capa de chuva é uma ótima opção para o cão não se molhar durante o passeio
Reprodução/ Pinterest
A capa de chuva é uma ótima opção para o cão não se molhar durante o passeio

Além disso, depois do passeio também é importante garantir um cão sequinho. Como fazer isso? As almofadinhas, embaixo das patas, e o pêlo que fica entre os dedos precisam de uma toalha ou um tecido para reter a água acumulada da chuva. Botinhas de água própria para animais pode ajudar nessa parte. É só comprar um modelo que permita o pet andar de forma livre. No início, o cão estranhará um pouco, mas logo se adapta e basta tirar os sapatinhos quando chegar em casa.

Há, ainda, um tipo de guarda-chuva específico para cães. Ele vem junto de uma coleira e cobre todo o pet. Uma capa impermeável é outra escolha que mantém o animal seco e protegido da chuva durante o caminho. 

+É seguro pintar as unhas dos animais de estimação?

As botinhas impermeáveis ajudam a manter as patinhas secas
Reprodução/ Pinterest
As botinhas impermeáveis ajudam a manter as patinhas secas

Essa proteção é essencial não só para manter o cachorro confortável, mas para evitar doenças transmitidas pela rua ou pela água contaminada. Fungos e outros corpos estranhos podem afetar o animal e levar a quadros sérios de enfermidade. A lepstopirose, por exemplo, atinge o pet por meio da urina  contaminada do rato. Isso provoca vômito, febre, desidratação, apatia, fezes com sangue e urina escura. Pode, ainda, ter hipotermia, ao sentir muito frio e desenvolver gripes ou até pneumonia. 

Potes de água  e ração também devem ser mantidos secos e sempre longe da chuva  e de roedores, para evitar proliferação de bactérias e mesmo que a ração estrague.

+Aprenda a armazenar corretamente a ração de cachorro

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.