Uma das dúvidas da maioria das pessoas ao adotar um cão é sobre a idade que o pet deve ter. Decidir entre filhote, adolescente ou adulto nem sempre é fácil e existem vantagens e desvantagens nas três fases da vida. Mas normalmente o mais excluído dessa lista é o cachorro adulto e, quanto mais velho fica, mais difícil de alguém querê-lo. 

+Aprenda a fazer brinquedos para cachorro reciclando objetos de casa

Quer ter um pet? Saiba as vantagens de adotar um cachorro adulto
Reprodução
Quer ter um pet? Saiba as vantagens de adotar um cachorro adulto


Os filhotes são seres encantadores, engraçadinhos e cheios de fofura. Entretanto, como qualquer bebê, eles precisam de mais cuidado e atenção. Eles exigem muitos exercícios e brincadeiras, já que têm energia de sobra. Além disso, investe essa animação toda em morder coisas e fazer muita bagunça, o que leva muita gente à preferir o cachorro adulto .

Outra questão importante é a possibilidade do cão vir de situações abaixo do ideal, de abrigos que não oferecem o básico ao filhote. Além disso, podem ter sido tirados de suas mães jovens demais para um correto desenvolvimento emocional. 

Isso não quer dizer que o tutor não deva adotar filhotes de abrigos, mas você precisa ter consciência que mesmo um filhote tem uma história e você pode precisar oferecer cuidados extras.

+10 erros comuns na alimentação dos pets

Quer ter um pet? Saiba as vantagens de adotar um cachorro adulto
Reprodução Pinterest
Quer ter um pet? Saiba as vantagens de adotar um cachorro adulto


O tamanho que o cachorro terá no futuro também é imprevisível, principalmente no caso da mistura de raças Se você adotar um filhote, tenha certeza de estar pronto para aceitá-lo quando adulto, mesmo que ele acabe ficando muito maior do que você imaginava. Não é nada legal receber o cãozinho no seu lar e depois abandoná-lo porque o tamanho não é apropriado para sua casa, por exemplo. 

Filhotes se transformam em adolescentes num piscar de olhos, que dura dos seis meses até o período entre dezoito a 36 meses, dependendo da raça. Cães pequenos tendem a amadurecer fisicamente mais rápido do que os grandes, mas todos são mental e emocionalmente imaturos até que tenham pelo menos dois ou três anos de idade. Eles continuam precisando de treinamento, muito exercício e socialização durante o crescimento.

Quer ter um pet? Saiba as vantagens de adotar um cachorro adulto
shutterstock
Quer ter um pet? Saiba as vantagens de adotar um cachorro adulto


Lidar com xixi de filhotes no tapete e marcas de dentes nos seus dedos do pé por meses pode ser desafiador para muitas pessoas e a solução pode ser adotar um adulto. 

Cães adultos irão amar você tanto quanto um filhote

Se está preocupado com o fato de que um cachorro adulto pode não criar vínculos com você, não é necessário. Esses pets são bem amorosos e de coração aberto.

Inclusive, alguns que passaram por problemas nos abrigos superam completamente o passado em questão de dias. Outros podem levar algumas semanas ou meses, e alguns carregarão uma pequena bagagem por ainda mais tempo que isso.

+Pensa em adotar um cão? Confira as vantagens de ter uma fêmea

Trabalhar com seu cão adotado para ajudá-lo a superar os obstáculos necessários para aproveitar a nova vida. E pode ser uma experiência gratificante, e a longo prazo, torna-se uma relação amorosa com o cachorro adulto.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!