Natal pet: confira receita de panetone caseiro para cachorros

Um panetone delicioso e seguro para os animais

Com a chegada do Natal, muitas comidas e guloseimas entram no cardápio e uma das principais é o panetone. É natural que muitos tutores tenham dúvidas se os pets podem comer, e a resposta é não. Porém, existem receitas especiais de panetone perfeitamente seguras, que excluem todos os ingredientes tóxicos para o seu pet!

Shuttersock

Os ingredientes proibidos

A sobremesa traz diversos riscos para a saúde dos pets, devido aos seus ingredientes tóxicos como: chocolate, uva passa, frutas cristalizadas e rum, além do alto nível de açúcar. As versões light e diet também devem ser evitadas, pois contêm xilitol, uma substância tóxica para cães.

Ricardo Pérez Saravia/Pexels

Receita de panetone seguro para cachorros

A receita dos veterinários Pedro Risolia e Bruna Garcia, da Petlove, é uma alternativa deliciosa que pode ser feita em casa, para que o tutor possa comer aquele panetone delicioso, sem que o pet fique apenas “na vontade”. O panetone para cães é feito com farinha integral e recheado com carne ou frutas para dar o sabor desejado.

Pexels

Ainda vale ter cuidado

É um petisco seguro e saboroso para que o pet possa aproveitar o Natal junto com toda a família, mas é importante ter cuidado para não ultrapassar a quantidade diária permitida. Além disso, o petisco não substitui a alimentação tradicional do animal.

Alvan Nee/Unsplash

Confira os ingredientes necessários

1 ovo; 3 colheres de sopa de água; 1 colher de sopa óleo de coco; 1 maçã ralada; 1 banana-passa; 3 colheres de sopa de farinha integral (arroz, trigo, flocos ou aveia); 1 colher de café de bicarbonato de sódio. Para dar o sabor: frango desfiado sem tempero ou fruta de sua preferência (que seja segura para cães).

Chocotone também vale

Para fazer a versão de chocolate do panetone, o chocotone, basta usar a alfarroba para dar o sabor, ingrediente que substitui o cacau e é totalmente seguro para os cachorros — e também pode ser usado para outras sobremesas.

Modo de preparo do panetone para cães

Antes de começar, organize todos os ingredientes para que fiquem facilmente acessíveis, desfie toda a maçã e pique a banana-passa, além do ingrediente escolhido para dar o sabor. Feito isso, basta seguir o passo a passo da receita.

Erik Mclean/Unsplash

Passo a passo — 1

Em um recipiente, adicione e misture o ovo, o óleo de coco e a água. Após isso, acrescente a banana-passa e a maçã picada e misture. Agora, acrescente o ingrediente do sabor escolhido. Mexa os ingredientes no recipiente e, aos poucos, acrescente a farinha integral e o bicarbonato de sódio.

Passo a passo — 2

Em seguida, coloque a massa na forma de panetone e leve para assar no forno pré-aquecido a 180°C; deixe no forno de 30 a 40 minutos; retire do forno e espere esfriar. Para finalizar, retire o panetone da forma e sirva cuidadosamente em pequenas porções para o pet.

Para conservar

O ideal é que o prato seja oferecido aos poucos, como uma forma de petisco. O panetone para cachorros pode ser conservado na geladeira por até cinco dias.

Qual é a quantidade ideal a ser oferecida?

De acordo com Pedro Risolia, a quantidade de panetone vai variar conforme o porte do pet, reforçando que “é um substituto do petisco e não da ração ou alimentação usual do cão ou gato”. O veterinário ressalta que "os ingredientes também são liberados para gatos, apesar de os insumos chamarem mais a atenção dos cães."

Cuidados

O petisco precisa ser feito com ingredientes que cães podem comer. Nada de adicionar açúcares, fermento ou frutas proibidas. Caso tenha mais de um pet em casa, basta dobrar a receita (ou fazer dois separadamente). A receita pode ser servida para cães de todas as idades.

No Canal do Pet é possível encontrar várias dicas e curiosidades para ficar por dentro do universo dos pets

É só clicar no link abaixo:

Veja mais Top Stories