Sopa é janta? Como incluir o alimento na dieta dos cães

Os cães não têm problema em comer a mesma ração todos os dias, já que não enjoam tão facilmente. Contudo, é legal dar uma variada no cardápio do pet vez ou outra e, certas vezes, é até recomendado pelos veterinários para o tratamento de algumas doenças. A sopa pode ser uma boa opção!

Use ingredientes frescos

Pode parecer estranho incluir sopa na alimentação dos pets, mas quando preparada com ingredientes naturais ela é uma ótima fonte de nutrientes – de preferência, evitar produtos enlatados, pois podem conter substâncias químicas que fazem mal aos animais, como corantes e conservantes. Vale lembrar que macarrão não é recomendado para cachorros.

reprodução shutterstock

Não use temperos!

Na hora de cozinhar as frutas ou legumes, lembre-se de que não se deve usar nenhum tempero, nem mesmo o sal. Apenas o sabor dos ingredientes já é o suficiente. Se tiver dúvidas sobre a quantidade ou se quiser usar algum ingrediente diferente na mistura, vale consultar um especialista.

Reprodução

Sal é inimigo dos pets

A ingestão de sal pode causar intoxicações moderadas ou graves. É comum o pet ter diarreia, perda de apetite e vômitos quando come isso. Em situações mais complicadas, pode provocar danos aos rins, convulsões e até a morte. Ou seja, o sal deve ser evitado a todo custo.

Bryce Carithers/Pexels

O que mais evitar?

Outros alimentos não devem ser incluídos na sopa, como a cebola, o alho e todos as suas variantes, como alho-poró e cebola roxa. Esses alimentos podem destruir os glóbulos do sangue e causar anemia. Provocam também letargia, gengivas pálidas, hiperventilação e até colapso respiratório, isso acontece devido à substância tiossulfato, presente nessas hortaliças.

Nataliya Vaitkevich/Pexels

Separe tudo com cuidado antes de começar

Antes de preparar o alimento, fique atento para não adicionar esses itens por engano. Não se preocupe se achar que a sopa está sem gosto, os cães não têm o paladar igual ao nosso. O sabor natural dos ingredientes substituirá os temperos.

Sopa é uma ótima opção em caso de doenças

Quando ficamos doentes, uma sopa quentinha pode ajudar. O consumo desse alimento faz bem também aos pets. Em caso de resfriado, desconfortos estomacais, vômitos, diarreia ou dificuldade para mastigar ou engolir alimentos sólidos, a sopa é a comida mais recomendada.

reprodução shutterstock

Ideal para o inverno

No inverno, quando aumentam os casos de gripe canina, uma canja se torna uma excelente opção. Seu pet irá agradecer por estar oferecendo algo fácil de ingerir e quentinho (cuidado para não servir quente demais). Isso vale também para problemas no sistema digestivo.

shutterstock

Sopa é janta?

Além de ser ótima quando animal está doente, a sopa pode ser um complemento na alimentação de pets com problemas no estômago ou que precisam seguir dietas mais leves. A combinação de itens naturais alivia o desconforto e a presença de água evita a desidratação.

reprodução shutterstock

Não substitui uma alimentação sólida

Se você quiser deixar a ração industrializada para trás e investir na alimentação natural, é possível. Porém, uma dieta feita apenas de sopas é proibida, a menos que o veterinário indique o contrário. Os cães precisam consumir alimentos sólidos para serem saudáveis.

bublikhaus/Freepik

O equilíbrio é tudo

Para que a nova dieta funcione, ela deve ser equilibrada e composta por proteínas, gorduras de boa qualidade, carboidratos, vitaminas, minerais e água. Além disso, é interessante incluir algumas carnes e não oferecer só frutas e legumes. Consulte um especialista para te auxiliar na mudança.

Muito mais para você!

Acesse o link abaixo e fique por dentro do que acontece no mundo dos animais de estimação!

Veja mais Top Stories