10 alimentos seguros para oferecer ao seu gato

Oferecer alimentos diferentes para o gato, para complementar a alimentação, pode trazer vários benefícios à saúde. Entre eles estão o aumento de variedade, fornecimento de nutrientes adicionais que ajudam no funcionamento do organismo.

Alguns exemplos

Os alimentos ricos em fibras, como vegetais, podem ajudar a regular o trato gastrointestinal e prevenir problemas como a constipação. As frutas podem fornecer vitaminas e minerais importantes para a saúde geral do pet. Confira uma lista de alimentos saudáveis para o seu gato.

cottonbro studio/pexels

Frango e Salmão

O frango é uma ótima fonte de proteínas e o salmão uma ótima fonte de ômega 3. Para servir ao pet, os alimentos devem ser cozidos apenas em água, sem nenhum tempero. O frango deve estar sem pele e sem ossos, assim como o salmão sem pele e sem espinhas.

Ovos e carne bovina

Ovos e carne bovina cozidos sem tempero podem ser oferecidos aos gatos como fontes adicionais de proteína. A carne, de preferência, deve ser desfiada.

Iogurte natural desnatado

O iogurte natural, em pequena quantidade, pode ser oferecido como um petisco rico em proteínas e probióticos. No entanto, é preciso escolher uma opção desnatada, sem corantes artificiais, sabor, aromas, açúcar e adoçante.

Abóbora e batata-doce

A abóbora é uma ótima fonte de fibras, assim como a batata-doce é uma ótima fonte de carboidratos. Ambas devem ser servidas cozidas e amassadas.

Banana, maçã e morango

A banana madura, a maçã e o morango podem ser oferecidos em pequenas quantidades como petiscos para gatos. A banana é rica em potássio e a maçã e o morango ricos em vitaminas e fibras.

Alimentos proibidos

É importante lembrar que nem todos os alimentos são seguros. Alguns podem ser tóxicos e causar graves problemas de saúde. Por isso, não devem ser oferecidos: alho, cebola, chocolate, uvas, uvas passas, gordura animal, cafeína e leite.

Atenção

É preciso lembrar que esses alimentos e frutas devem apenas complementar e não substituir a alimentação básica do gato. A ração contém todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo dos pets. Além disso, antes de mudar a alimentação do seu pet, sempre consulte um médico-veterinário.

Veja mais Top Stories